MEC tenta evitar anulação de questões do Enem

Para tentar reverter a decisão da Justiça Federal que anulou 13 questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, o Ministério da Educação (MEC) vai apresentar recurso para garantir que o caso seja resolvido de outra forma. O ministro da Educação, Fernando Haddad, vai pessoalmente a Recife nesta quinta-feira (3) para recorrer e tentar garantir que a solução seja a defendida pela pasta: repetir o teste apenas aos 639 alunos da escola que vazou indevidamente questões antes da prova.

A ida do ministro tenta garantir peso para a movimentação do MEC. Na terça-feira (1º), circulou a informação de que a pasta e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a ela vinculado teriam desistido de reverter a decisão.

Aplicada em 22 e 23 de outubro, o Enem enfrenta risco de anulação da prova ou de questões vazadas em função da descoberta de que alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso a 14 perguntas incorporadas à prova. Os estudantes participaram de um pré-teste, para medir o grau de dificuldade e a adequação das questões do Enem, mas em vez de os cadernos de perguntas terem sido incinerados e o sigilo garantido, parte do conteúdo foi parar em um banco de dados mantido pela unidade particular de ensino.

O Ministério Público Federal no Ceará demandou à Justiça que as questões fossem anuladas para todos os estudantes. O governo considera que a anulação das 13 questões, de um total de 180, prejudicará a grande maioria dos estudantes que fizeram o exame. O Enem vale 1.000 pontos, mas se as questões forem anuladas, o valor de cada item terá de ser reavaliado, segundo especialistas.

Click Carangola | O click certo na informação!

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *