Morador de Tombos morre com suspeita de febre maculosa

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, analisa exames de um homem de 30 anos que morreu na terça-feira (03), em Carangola, com suspeita de febre maculosa.

A vítima é moradora de Tombos, na mesma região, onde há, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, um grande número de capivaras. O roedor é um dos hospedeiros do carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa, que vive no dorso dos animais.

O setor de epidemiologia do município já abriu investigação para analisar o local exato onde a vítima contraiu a doença. O paciente deu entrada no hospital de pronto-socorro de Tombos no último domingo apresentando sintomas da doença. O estado de saúde dele piorou e, por isso, foi transferido na terça-feira para a Casa de Caridade de Carangola, onde morreu horas mais tarde. 

Os exames de sangue do paciente foram colhidos e já foram enviados para a Funed. O resultado deve sair dentro de 25 dias. 

Caso seja confirmado, o paciente será a primeira morte por febre maculosa em 2015. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em 2014 foram registrados 10 casos da doença, sendo que quatro pessoas infectadas morreram. 

Belo Horizonte montou um plano de ação para combater o carrapato-estrela e evitar a superpopulação de capivaras na Lagoa da Pampulha. Depois de várias reuniões entre a Prefeitura, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e entidades ligadas aos animais, ficou decidido que os roedores serão esterilizados. O procedimento será feito por técnicos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

Os primeiros a passar pelo processo de esterilização serão as 46 capivaras capturadas na orla do manancial e que hoje estão em um parque da cidade. Dos roedores que estão presos, 28 já apresentaram contaminação pela doença. 

Veja as dicas da Secretaria de Saúde para evitar o contagio da doença

– Evite frequentar áreas infestadas por carrapatos; 
– Examine seu corpo cuidadosamente a cada duas horas pelo menos, porque o carrapato necessita de algum tempo aderido à pele para transmitir a bactéria;
– Verifique atentamente o corpo das crianças; 
– Atividades que envolvam o contato direto com o cavalo, sejam de lazer (equitação, cavalgada e equoterapia) ou trabalho, requerem especial atenção; 
– Tenha cuidado ao retirar o carrapato que estiver grudado em sua pele. Se possível utilize luvas e pinças. Evite esmagar os carrapatos para não se contaminar; 
– Caso tenha sido picado por carrapatos e apresente sintomas da doença (febre alta, dor de cabeça, dor no corpo), procure imediatamente o serviço de saúde e relate este contato ao médico, para que ele possa avaliar a possibilidade de ser um caso de febre maculosa.

Por: Click Carangola | Com informações Estado de Minas.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *