Idosa era mantida em cárcere privado pelo próprio marido em Juiz de Fora

Libertada nesta segunda-feira (10), em Juiz de Fora, uma idosa que era mantida em cárcere privado pelo próprio marido. O homem teria problemas psiquiátricos. Médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) removeram Maria Cândida da Cruz, de 76 anos, do local onde o esposo a mantinha em cárcere privado, no bairro Retiro. A denúncia anônima foi feita há mais de um ano e essa é a segunda vez que a equipe de psicólogos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) presta ajuda. A casa é um espaço muito simples. Segundo os vizinhos, o esposo até morava no local, mas só visitava a mulher de dois em dois dias. Fora isso, ela ficava completamente isolada, trancada no local.

Além disso, ela ficava sem comer, apanhava e sofria abusos sexuais. Para piorar, uma sequela de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) limitou os movimentos da mulher. “Ela confirmou que apanhava e ficava sem comer”, afirma a médica do Samu, Isabel Venâncio. O casal está junto há 45 anos. De acordo com a equipe do Creas Idoso/Mulher, essa situação se estendia há pelo menos 24 anos.

A polícia levou o homem, que é paciente psiquiátrico, para prestar depoimento. A idosa foi encaminhada para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). “O caso será estudado já que eles são casados e têm os direitos”, explica a psicóloga do Creas Idoso/Mulher, Valéria Rita Andrade Felizardo. O Creas Idoso informou que vai continuar acompanhando o caso e vai verificar a possibilidade de abrigo para a senhora.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *