Horário de Verão contribui para a redução da demanda por energia

O horário de verão começa no próximo domingo (19). À meia-noite de sábado (18), o relógio deverá ser adiantado em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste.

O horário de verão, que vai até o dia 22 de fevereiro de 2015, serve para que a população aproveite melhor a luz natural, já que o sol vai se por mais tarde, reduzindo a demanda por energia no período mais crítico do dia, conhecido como horário de pico, que é entre 18h e 21h.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a redução média na demanda de energia no horário de pico durante os meses do horário de verão é de 4% a 5%.

Conforme explica o gerente do Departamento de Operação (DEOP), Fernando Costalonga, “com o horário de verão, existe uma dilatação do período de pico, evitando-se assim uma sobrecarga no sistema elétrico, já que as pessoas aproveitam mais a luz natural. Desta forma, o consumo de energia dos clientes comercial e industrial não coincide com o consumo residencial e da carga da iluminação pública”.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *