Saúde de Carangola reforça estoques de vacina contra febre amarela

CARANGOLA – Quem mora ou vai viajar para regiões silvestres, rurais ou de mata, que são áreas com recomendação da vacina contra febre amarela, deve se imunizar. A recomendação é do Ministério da Saúde.

De dezembro a maio, os casos da doença costumam aumentar e o risco de transmissão é alto em grande parte do país. A vacina contra a febre amarela é ofertada no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) e é enviada, mensalmente, para todo o país.

Em Carangola, as Unidades Básicas de Saúde, incluindo as de Saúde da Família, estarão com doses da vacina contra febre amarela disponíveis. De acordo com a Vigilância Epidemiológica da cidade, houve um reforço para atender à demanda. O aumento na procura tem uma explicação. Em Minas Gerais, o governo decretou situação de emergência em saúde pública por 180 dias nas áreas do estado onde há surto da doença. Pelo menos 47 pessoas morreram com sintomas de febre amarela neste ano.

Sintomas

Os principais sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. A chance de morte pela doença varia de 5% a 10%, mas entre as formas mais graves pode chegar a 50%.

Quem pode tomar a vacina?        

A vacina é altamente eficaz e segura para o uso a partir dos nove meses de idade, em residentes e viajantes a áreas endêmicas, ou a partir de seis meses de idade, em situações de surto da doença. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como pode haver queda na imunidade com o tempo de vacinação, o Ministério da Saúde definiu a manutenção de duas doses da vacina febre amarela no Calendário Nacional, sendo o esquema vacinal uma dose aos noves meses de idade com reforço aos quatro anos. Para pessoas de 2 a 59 anos, a recomendação é de duas doses.

Serviço

Disponível na Policlínica Municipal de Carangola das 7h às 17h.

Por: Click Carangola

2 comments

  1. Porque nos velhos não precisam ser imunizados ? sera que e porque ja não valemos nada mais ? fiquei sabendo nos ja trabalhamos muitos ja pagamos esta vacina ha muito tempo ,Ai temos que pegar atestado medico para tomar a mesma e alguns médicos não quer nos dar o atestado puta que pariu nos não somos respeitados nunca pela nossa idade

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *