Mortes por gripe influenza aumentam em Minas Gerais

BELO HORIZONTE – Mais três mortes associadas ao vírus Influenza foram registradas em Minas Gerais de acordo com o informe epidemiológico da gripe divulgado nesta quinta-feira (16) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Conforme o balanço, 46 pessoas morreram por causa da doença em 2016, no relatório da semana passada eram 43.

O número de mortes deste ano já é três vezes maior do que o total de casos do ano passado, quando foram notificados 15 óbitos.

O Influenza A (H1N1) é o que mais matou em 2016. Entre os 46 óbitos, 26 tiveram como causa esse subtipo. Outros 15 casos de Influenza A não subtipado, três que não foram classificados pela secretaria – pela falta de exames – e dois do Influenza B completam o balanço de óbitos no Estado no ano.

Campo Belo e Formiga, cidades da região Centro-Oeste de Minas, com seis e três mortes respectivamente, são os municípios que mais tiveram óbitos causadas pela gripe até o momento. Em Belo Horizonte foram duas mortes registradas.

De acordo com a SES-MG, em sua grande maioria, os casos de gripe são leves e se resolvem espontaneamente sem sequelas ou complicações. Entretanto, nos grupos mais vulneráveis, como em pessoas acima de 65 anos, o caso pode se complicar e gerar outras doenças graves.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada por influenza é de notificação compulsória no Estado. A SES-MG realiza um estudo epidemiológico da frequência de casos e óbitos com o intuito de prever possíveis epidemias.

Ao todo, foram registrados neste ano no Estado 177 casos de SRAG por Influenza, dos quais 46 terminaram em óbito dos pacientes. No boletim epidemiológico, não há registro de morte na região de Carangola. Apenas um paciente de Matipó foi diagnosticado e devidamente tratado.

Mortes

Os municípios com o maior número de óbitos por influenza no estado foram Campo Belo (6) e Formiga (3) de pacientes residentes. Demais óbitos aconteceram em residentes de 15 municípios do estado, sendo, sendo associados ao subtipo A/(H1N1) os municípios de Andradas (1), Belo Horizonte (1), Betim (1), Campo Belo (4), Capitólio (1), Contagem (2), Extrema (1), Frutal (2), Funilândia (1), Juiz de Fora (1), Lavras (2), Monte Santo de Minas (1), Patrocínio (1), Piranguçu (1), Pouso Alegre (1), Sete Lagoas (1), Uberlândia (2), Unaí (1) e Varginha (1); associados ao vírus Influenza A não subtipado os municípios de Belo Horizonte (1), Campo Belo (2), Formiga (1), Guaxupé (2), Juiz de Fora (1), Martinho Campos (1), Oliveira (1), Ribeirão das Neves (1), Santa Luzia (1), Santa Rita de Caldas (1), Santa Vitória (1), Senador Amaral (1), Viçosa (1); e associados ao vírus influenza B o município de Astolfo Dutra (1); associado à influenza por vínculo-epidemiológico evidente, os município de Formiga (2) e Guaranésia (1). Um paciente que tinha residência em um município de São Paulo e foi atendido em Paracatu teve óbito atribuído ao vírus Influenza B.

Por: Click Carangola | Com informações do jornal O Tempo.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *