Print Shortlink

Começam inscrições para exames supletivos do ensino fundamental e médio

Os exames supletivos do ensino fundamental e médio – segundo semestre de 2011 já recebem inscrições. O candidato que busca certificação de conclusão para o ensino fundamental deve ter 15 anos completos, ou a completar, até 18 de dezembro de 2011, data do término da realização das provas que compõem o exame. Já o candidato que deseja se certificar no ensino médio deve ter 18 anos completos, ou a completar, até a mesma data. As inscrições devem ser feitas até 09 de outubro de 2011, pela internet, nos endereços: www.educacao.mg.gov.br/supletivo ou www.supletivomg.caedufjf.net. As provas serão realizadas nos dias 17 e 18 de dezembro de 2011.

Inscrições

Para o preenchimento dos dados solicitados no formulário de inscrição o candidato precisa ter em mãos a Carteira de Identidade e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). No caso do candidato estrangeiro os documentos válidos são a Carteira de Estrangeiro ou Passaporte visado. O valor da taxa é de R$ 6 por área de conhecimento pretendida. A taxa deve ser paga até 10 de outubro nos bancos conveniados utilizando o boleto bancário emitido no ato da inscrição.

As inscrições para os candidatos desempregados serão realizadas nos postos do Sistema Nacional de Empregos (Sine), no período de 19 a 30 de setembro. As Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Carangola, Caxambu, Guanhães, Manhuaçu, Monte Carmelo e Nova Era deverão efetuar as inscrições dos candidatos no mesmo período, pois esses municípios não possuem postos do Sine. Os candidatos poderão obter a isenção do pagamento da taxa em até duas áreas de conhecimento, ou seja, duas provas.

No caso dos candidatos que cumprem medidas socioeducativas as inscrições serão efetuadas pelas próprias unidades prisionais, centros e associações, de 19 de setembro a 07 de outubro. Os candidatos que não possuem acesso à internet poderão se inscrever nas superintendências regionais de ensino.

O candidato que, por motivos físicos ou de saúde, estiver impossibilitado de se locomover até o local das provas deve informar essa condição no momento da inscrição e solicitar atendimento especial, bem como aqueles que possuem alguma deficiência ou transtorno de desenvolvimento.

Efetuada a inscrição o candidato tem até 14 de outubro para fazer as correções nos dados cadastrais. O comprovante definitivo de inscrição estará disponível a partir de 26 de outubro. No comprovante constarão dados de inscrição, data, horário e local de realização das provas.  O edital e os programas de estudo também estão disponíveis no site do supletivo.

Isenção para os afetados pela greve

Em virtude da paralisação parcial dos professores, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) autorizou a isenção da taxa de inscrição para alguns estudantes que fazem cursos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial, em escolas estaduais. Os alunos do 3º período do ensino fundamental e os alunos de 2º e 3º períodos do ensino médio do curso presencial do EJA estão liberados de pagar a taxa.

As superintendências regionais de ensino ficarão responsáveis pela inscrição desses estudantes, até 07 de outubro, na própria SRE. Os alunos poderão se inscrever em quantas áreas do conhecimento quiserem, nos níveis em que estão matriculados nas escolas. Para se inscreverem os jovens devem ter atingido a idade mínima de 15 anos para as provas de ensino fundamental e 18 para ensino médio.

Provas

As provas serão aplicadas nos dias 17 e 18 de dezembro, das 8h às 17h. Para os dois níveis de ensino (fundamental e médio) os exames serão compostos por quatro provas com 30 questões de múltipla escola cada para o ensino fundamental e 44 questões cada para o ensino médio. No ensino fundamental, as áreas de conhecimento avaliadas serão: Prova I (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Arte, Educação Física e Redação), Prova II (Matemática), Prova III (História e Geografia) e Prova IV (Ciências Naturais).

No ensino médio, os candidatos também farão provas em quatro áreas de conhecimento que são: Prova I (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação), Prova II (Matemática e suas tecnologias), Prova III (Ciências Humanas e suas Tecnologias) e Prova IV (Ciências da Natureza e suas Tecnologias). No caso da língua estrangeira, o candidato poderá fazer a opção por: Inglês, Francês ou Espanhol.

Resultados

Os gabaritos serão divulgados no dia seguinte à realização das provas. O candidato poderá consultá-los nas páginas da Secretaria de Estado de Educação e do Supletivo. Já os resultados oficiais, via internet, serão divulgados a partir de 27 de janeiro de 2012. O candidato será aprovado em cada área de conhecimento quando obtiver o mínimo de 50% dos pontos atribuídos a cada área. 

Por: Click Carangola

» Envie notícias, sugestões, denúncias, críticas e pedidos para a nossa Redação – clickcarangola@gmail.com

Participe!