Chuva paralisa serviços na ES-482 em Alegre

A chuva que já dura quase uma semana, na região Sul do Estado, começa a preocupar os moradores de Alegre. Na ES-482, que liga o município à Cachoeiro de Itapemirim, uma barreira que cedeu em junho, voltou a deixar a Defesa Civil em alerta. Uma rachadura no topo do monte de terra, na entrada da cidade, fez com que os serviços que estavam sendo realizados no local, para evitar novos deslizamentos, fossem parcialmente paralisados.

A cidade foi fortemente castigada pelas chuvas do início do ano e dezenas de deslizamentos foram registrados em diversos pontos. De acordo com o coordenador da Defesa Civil municipal, Mário Zanetti, a atenção neste momento se volta para a barreira na 482, na curva da Biquinha. O coordenador infirmou que as obras foram interrompidas e acredita que, para evitar que a terra desça ainda mais, será necessária a retirada de mais de 20 mil caminhões de terra dali.

“Nós tememos que o topo, de cerca de 30 metros, se solte, já que com essa chuva se abriu uma fissura de um lado a outro de cerca de 20 centímetros de largura. Estamos trabalhando para evitar isso, junto com o DER (Departamento de Estradas e Rodagem). Também trabalhamos em outros locais que começam a ficar instáveis com esse tempo, mas não há motivos para pânico”, afirmou.

Entre outras medidas paliativas, a Defesa Civil da cidade pretende cobrir com lonas três pontos considerados críticos na cidade, sendo eles a Linha Amarela, o Morro do Querosene e o Emílio Marins. “Vamos ainda fazer a demolição de 17 casas que estão em área de risco, no Morro do Querosene nesta quinta-feira (20). As quatro famílias que lá se encontram serão encaixadas no programa de aluguel social”, explicou Zanetti.

Excesso de chuvas causa transtornos

Na última segunda-feira foram registrados mais de 70 milímetros de chuva em menos de duas horas, só na cidade. Em algumas ruas do centro da cidade uma grande quantidade de barro ficou armazenada. Uma das ações de prevenção a novas enchentes no município será o desassoreamento do leito do rio Alegre. O procedimento licitatório tem previsão de acontecer amanhã.

Muro de contenção

Em relação às obras na curva da Biquinha, na 482, o DER informou, em nota, que as obras não foram paralisadas por causa da rachadura, mas para garantir a segurança dos funcionários não será possível realizar os serviços durante as chuvas.

No fim do mês de agosto o DER iniciou as obras emergências de contenção do talude. Estão sendo construídos dois muros, um com extensão 140 metros e altura de 5,2 metros e o outro com 120 metros de extensão por 6 metros de altura. De acordo com o órgão, a obra deve custar cerca de R$ 5 milhões de reais e deve ser concluída até o fim do ano.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *