Confira dicas para não fazer feio na redação do Enem

Um dos maiores “monstros” do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado nos próximos sábado (22) e domingo (23), é a redação – avaliação que acontece no segundo dia de provas e que muitos alunos deixam para o final. Mas quem disputa uma vaga nas universidades precisa ficar atento – muitas vezes, é o tempo que o aluno dedica ao texto que vai definir, afinal, quem vai conseguir uma vaga nas universidades.

Segundo Filipe Couto, coordenador de língua portuguesa do Colégio e Curso pH, os alunos devem ficar atentos a temas atuais, que trabalhem as questões sócio-culturais brasileiras. “Podem aparecer temas relacionados ao esporte e participação social, à ascensão da mulher no mundo contemporâneo, à arte como agente de transformação…”, lista. “O importante é o aluno saber que os temas sempre estarão ligados ao indivíduo e sua relação com a sociedade”.

Para Rafael Cunha, diretor e coordenador de língua portuguesa do Ponto de Ensino, o importante é o aluno mostrar que consegue problematizar o tema e provar para a banca que é capaz de propor intervenções. “Não é para o aluno simplesmente sugerir soluções para os problemas, mas ser engajado o suficiente para conseguir ver meios de amenizar uma situação negativa”, explica. Em entrevista ao Jornal do Brasil, os especialistas listam outras dicas para quem vai fazer provas neste fim de semana. Confira.

Reserve tempo para sua prova – Para Filipe, o tempo que o Enem prevê para que o aluno se dedique à redação é de cerca de uma hora. “Para o aluno cumprir este prazo, é importante planejar o texto antes de começar a escrever”, alerta. “Não dá tempo de fazer rascunho a lápis para depois passar à caneta”. Já Rafael acrescenta que quem faz o Enem pensando em garantir uma vaga nas universidades deve ficar mais atento. No caso da UFRJ, por exemplo, a redação tem peso três na nota final de todos os candidatos. “O aluno deve definir qual sua estratégia e ver se vale à pena investir um pouco mais de tempo na redação”, conclui.

Proponha soluções – Uma característica marcante da redação do Enem é a necessidade de o aluno propor soluções para os problemas abordados no tema. “O aluno deve tentar levar a discussão para o plano do concreto”, alerta. “Não adianta propor uma solução genérica, como ‘temos que investir na educação’, e sim pensar em como a educação vai se aplicar naquele caso específico. O que o corretor quer avaliar é se o aluno consegue perceber uma forma de resolver o problema dentro de uma realidade plausível”.

Interdisciplinaridade – Aí está mais uma marca da prova de redação do Enem. Além de propor soluções, a banca espera que o aluno seja capaz de estabelecer relações entre o seu tema e os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação. Citar outras disciplinas como literatura, história e geografia pode garantir alguns pontos, mas também é preciso ficar atento para as referências não ficarem perdidas no texto. “Ao fazer essas relações, o aluno mostra que tem uma visão de mundo ampla, isso enriquece o texto e é bem visto pela banca”, explica Rafael.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *