Previsão de chuvas intensas até sábado (25/01) coloca a região em alerta

CARANGOLA – O Governo de Minas Gerais e as equipes de Defesa Civil de várias cidades elaboraram um plano integrado de ação para as chuvas dos próximos dias, que devem alcançar um volume de 250 milímetros até o meio-dia de sábado (25/01).

As atividades incluem o mapeamento de áreas de risco e a divulgação de alertas locais com grande chance de inundação e alagamento.

Além da ação das prefeituras e do Estado, é importante que as pessoas adotem posturas de autoproteção e evitem, por exemplo, ir a locais que têm histórico de inundação durante a chuva. “Não é o caso de permanecer exclusivamente em casa, mas, a população precisa se cuidar. Se alguém sai do serviço no horário do temporal, é essencial esperar o nível da água baixar. O que essa pessoa não pode fazer é voltar para casa na hora, porque, há o risco de ficar preso em um lugar que inunda no meio do caminho”, explica Godinho.

Entre esta quarta-feira (22/01) e o meio-dia de sábado (25/01), a maior parte de Minas Gerais deve enfrentar chuvas fortes, com grande volume de água. Ao todo, estão previstos 250 milímetros, no acumulado de 72 horas, como afirma a meteorologista do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Laís Alves Santos. Ela explica que os temporais devem ocorrer principalmente durante a noite e a madrugada.

As rajadas de vento podem chegar a até 80 quilômetros por hora e no Sul de Minas há chance de granizo. Segundo Laís, as regiões mais afetadas do estado serão Central, Sul, Oeste e Leste. Em um primeiro momento, os temporais ficam concentrados na Zona da Mata, no Vale do Rio Doce e no Vale do Mucuri. Em seguida, a situação climática se estende para a Grande BH e para as demais áreas.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *