Juiz de Fora registra redução nos casos de gravidez na adolescência

A gravidez requer cuidados especiais, ainda mais em épocas extremas, como é o caso da adolescência. O corpo ainda não está formado e já está responsável pela gestação de uma nova vida. Em Juiz de Fora, dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam uma redução no número de partos de mães adolescentes.

O pequenino coração batendo pode emocionar muitas mulheres e até mesmo uma menina de 15 anos. Agora a gravidez na adolescência é só felicidade, mas no início a futura mamãe, que preferiu não se identificar, teve muito medo, principalmente de o namorado deixá-la. Mas segundo especialistas, o receio também pode ter outras causas, como a preocupação com o parto. Por isso, a necessidade das consultas e das dicas de uma alimentação saudável e principalmente do pré-natal.

Dados revelam uma queda no número de partos feitos na cidade e no estado. Segundo o Ministério da Saúde, de 2000 a 2010 a redução foi de 8,5% em Minas Gerais e 17% em Juiz de Fora.

Os números podem diminuir com o passar dos anos, mas a gravidez na adolescência continua adiando o sonho de muitas jovens. Como é o caso de outra jovem de Juiz de Fora. Aos 17 anos, grávida de cinco meses, ela tinha vontade de ser policial. A gravidez para ela não foi na hora certa.

De acordo com o responsável do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente em Juiz de Fora, Antônio Aguiar, as campanhas realizadas têm ajudado na redução. Para ele, hoje as causas de gravidez precoce podem ter algumas causas específicas, como a influência do grupo ou a família com pouca estrutura.

Por: Click Carangola

» Envie notícias, sugestões, denúncias, críticas e pedidos para a nossa Redação – clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *