Carangolense Carol Albuquerque é a chef do ano em Campinas

CARANGOLA – Quando se recorda das razões que a transformaram em cozinheira, Carol Albuquerque, de 30 anos, leva o pensamento até Carangola, na Zona da Mata de Minas Gerais, onde nasceu e passou a infância a observar a avó à beira do fogão.

No comando do Lume, aberto há dois anos, a mineira conquista seu primeiro prêmio. Trata-se do troféu de “chef do ano” de VEJA COMER & BEBER Campinas 2018/2019.

Carol foi para Campinas ainda criança, quando o pai teve uma oportunidade de trabalho. Na dúvida entre qual carreira abraçar, prestou vestibular para arquitetura e gastronomia. Tomou o segundo caminho, matriculando-se na faculdade Senac, em Campos do Jordão, onde se formou em 2007.

Em seguida, partiu para uma temporada de dois anos na Inglaterra. Depois de atuar em diversos lugares, estabeleceu-se em uma empresa de catering, na cidade de Leeds. Na volta ao Brasil, trabalhou com o chef Théo Medeiros — “Foi uma experiência muito boa”, ela diz —, até que retornou à Europa, para fazer uma pós-graduação em Lucerna, na Suíça, e cozinhar no restaurante do hotel Les Trois Rois, um cinco-estrelas na Basileia.

No segundo retorno ao Brasil, reencontrou um amigo de faculdade, o chef Thiago Castanho, do restaurante Remanso do Bosque, em Belém (PA). Arrumou as malas mais uma vez e ficou três meses na capital paraense, conhecendo ingredientes e saciando a curiosidade em relação àquela vertente da culinária nacional.

Participou também da equipe do chef Alberto Landgraf no paulistano Épice, sua última empreitada antes de abrir, em 2016, o Lume. “Nas minhas receitas, conto um pouco dos lugares por onde passei, com ingredientes brasileiros e diferentes técnicas”, descreve a cozinheira. São exemplos de seu trabalho autoral o ovo cozido a 64 graus por uma hora, com espuma trufada de batata e areia de parma (R$ 23,00), e o milho.barriga.quiabo, composto de canjiquinha, barriga de porco, linguiça de frango, minicenoura e quiabo (R$ 66,00). “Essa receita tem muita recordação de família”, diz a chef, que se prepara para levar novidades ao cardápio após o regresso de sua próxima viagem de pesquisas gastronômicas, para a Espanha e Portugal. Resta-nos aguardar.

2º lugar: Théo Medeiros (Théo Medeiros)

3º lugar: Jurandir Meirelles (Duke Bistrot)

Por: Click Carangola | Com informações Veja SP.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *