Muriaé e mais 9 cidades entram na lista de investigação sobre morte de macacos

MURIAÉ – Muriaé e outros 9 municípios mineiros foram incluídos na lista de cidades com casos de mortes de macacos em investigação por suspeita de contaminação por febre amarela.

Os dados constam do mais recente boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na quarta-feira (29). O documento relata que quanto a humanos, dois casos foram descartados na região, nas cidades de Orizânia e Espera Feliz, porém, nesta última outra notificação está em análise.

De acordo com o boletim este ano, até dia 29 de março foram notificados 1.124 casos da doença, em 97 municípios do estado, com 376 confirmações e 398 casos descartados. Os óbitos somam 201 notificações, sendo 137 confirmadas para Febre Amarela.

No total, 104 municípios tem mortes de primatas confirmadas para febre amarela. Investigações estão em andamento em 141 cidades e outras 149 registram rumores.

A SES informou ainda que “o boletim de atualização sobre a situação da Febre Amarela está sendo publicado uma vez por semana, às quartas-feiras, a partir das 14h, e não mais duas vezes por semana”. Segundo o órgão, a alteração se deve à “redução significativa” no número de notificações diárias.

Conforme o boletim atual, Muriaé, Recreio, Senhora dos Remédios e São João del Rei tem mortes de macacos sob investigação. O mesmo já ocorre nas cidades de Além Paraíba, Argirita, Belmiro Braga, Cataguases, Fervedouro, Goianá, Lima Duarte, Rio Novo, Tocantins, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Já quanto a rumores de óbitos de primatas, entraram na lista, Bias Fortes, Chácara, Dona Euzébia, Maripá de Minas, Piau e Rita de Ibitipoca, que se juntam aos municípios de Carandaí, Espera Feliz, Mar de Espanha, Matias Barbosa, Senador Cortes e Tombos.

Já com relação às cidades com mortes de macacos confirmadas pela doença, não houve alteração ante ao boletim anterior. Seguem nesta lista, Ewbank da Câmara, Divino, Juiz de Fora e Leopoldina.

A região permanece com um caso de morte confirmado para febre amarela, registrado na cidade de Carangola.

Por: Click Carangola | Com informações SES, G1 e Rádio Muriaé.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *