Pelo segundo ano, Alto Caparaó tem o melhor café do Brasil

O grande ganhador do Coffee of The Year 2015 (Café do Ano) foi Clayton Barrossa Monteiro, da Fazenda Ninho da Águia, Alto Caparaó (MG), pela segunda vez consecutiva.

Foram 122 amostras enviadas por produtores de todo o país e provadas por classificadores nacionais, em uma análise às cegas, segundo protocolos da Specialty Coffee Association of America (SCAA). Para o Coffee of The Year (COY), foram selecionadas 10 amostras, que ficaram disponíveis para votação do público durante os três dias da Semana.

“Para cada ano a gente busca fazer algo diferente. Acredito que o caminho para o produtor que busca um campeonato é sempre estar trabalhando e principalmente conhecer a sua própria região. Procuro acompanhar todos os processos para a produção do café, inclusive a secagem. Essa cor de pele aqui não é só do surf, não”, brinca Clayton.

O vencedor das edições de 2014 e 2015 do Coffee of The Year, Clayton Barrossa, conta que o prêmio foi muito importante tanto para ele, proprietário da Fazenda Ninho da Águia, quanto para a sua região, Alto Caparaó, que passou a ser reconhecida como uma referência em cafés especiais. “O lote vencedor foi exportado para diferentes países, como Alemanha e França, sendo comercializado em cafeterias reconhecidas internacionalmente”, conta.

Ele acrescenta, ainda, que a Semana Internacional do Café foi responsável por uma grande mudança em sua história como produtor de café. “Eu sempre volto do evento com a cabeça mais aberta, com novas ideias e pensando em diferentes possibilidades para trabalharmos o nosso produto”, ressalta.

VALORIZAÇÃO

A Fazenda Ninho da Águia está localizada no município de Alto Caparaó, que faz Divisa com o Parque Nacional, onde se encontra o Pico da Bandeira – terceiro mais alto do Brasil..

Com este titulo, ocorre a consolidação do café da Serra do Caparaó como uma referência na produção de microlotes de cafés gourmets, destacando e consolidando esta região das Matas Mineiras como produtora de cafés de alta qualidade.

Estas conquistas trouxeram uma nova perspectiva para a região, principalmente para os cafeicultores regionais, e, especificamente da cidade de Alto Caparaó, que têm se empenhado na melhoria da qualidade de seus cafés.

A Prefeitura Municipal tem incentivado os produtores, através de um concurso municipal, que terá a sua segunda edição este ano, com premiações, eventos e shows que prometem movimentar o município do melhor café do Brasil.

“O Grupo Caparaó Parque Hotel parabeniza os ganhadores da Fazenda Ninho da Águia que, além de divulgarem a região no cenário da cafeicultura nacional, abriram as suas portas, oferecendo uma nova opção turística que é o agroturismo, que permite e proporciona ao turista, a vivência do dia a dia de uma fazenda de café na região do parque nacional do Caparaó”, destacou o empresário Ronald Santos Gripp, do Grupo Caparaó Parque Hotel.

DEMAIS CONCORRENTES

Os outros cafés classificados para o Coffee of The Year 2015 foram:

AC Café – Fazenda Santa Rosália – Araxá (MG) – 2 ° lugar

Samuel Inácio Lopes – Sítio Pedra Redonda -Araponga (MG) – 3° lugar

Maria Simone Prock Borges – São Gonçalo do Sapucaí (MG) – 4° lugar

Simone A. D. S. Silva – Araponga (MG) – 5° lugar

José Hiroiti Okuyama- Rio Paranaíba (MG) – 6° lugar

Maria Aparecida Milagre – Araponga (MG) – 7° lugar

Tuffi Bichara-Sítio Cafezal em Flor-Monte Alegre do Sul (SP) – 8° lugar

Jésus Euzébio Lopes – Araponga (MG) – 9° lugar

FRB Agronegócios LTDA – Sítio Santa Rita – Piumhi (MG) – 10° lugar

Todos os produtores que tiveram seus cafés classificados para o COY 2015 receberam um certificado do concurso.

Confira as imagens:

Por: Click Carangola | Com informações Portal Caparaó.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *