Chuva desta segunda-feira (2) causa transtornos na região

A chuva forte na madrugada desta segunda-feira (2) causou problemas nas cidades de Visconde do Rio Branco, Guidoval, Dona Euzébia, Senador Firmino e Miraí. O volume do rio Xopotó subiu em todas as cidades.

Visconde do Rio Branco

Uma senhora de 78 anos foi soterrada em Visconde do Rio Branco durante a madrugada. Segundo a Polícia Militar (PM), Maria de Lourdes Estevão Rocha foi socorrer os cachorros que estavam presos no fundo de casa quando um barraco deslizou. Ela ficou soterrada debaixo de uma laje do canil.

O acidente aconteceu por volta de 5h, mas o Corpo de Bombeiros e a PM só chegaram no local 1h30 depois. A correnteza do rio Xopotó impediu o socorro imediato, e o trabalho de resgate já dura mais de 6h. Maria de Lourdes seria a quarta vítima do estado desde o início das chuvas, em outubro de 2011, mas os bombeiros ainda não confirmaram este número.

Na cidade, a chuva forte começou a cair por volta das 20h de domingo (1º). A inundação fechou uma das principais entradas da cidade, que só foi liberada no fim da manhã. A Defesa Civil ainda não contabilizou o número de desabrigados e desalojados no município, mas bairros inteiros estão alagados e famílias ilhadas. Muita lama também toma conta das ruas do centro da cidade.

Guidoval

Em Guidoval, o coordenador de defesa civil, Silvio Valdiere, informou que há alagamento nas comunidades ribeirinhas da zona rural e em toda a região central da cidade. Casas, comércio e a unidade de saúde foram atingidas. Para acionar ajuda, os moradores de Guidoval devem ligar para a Prefeitura: (32) 3578-1541.

Muriaé

A chuva também causa transtornos em Muriaé. De acordo com a medição da estação automática do 5º Distrito de Meteorologia, foram registrados 142 milímetros de chuva entre 22h de domingo (1º) e 06h desta segunda-feira (2). Segundo os Bombeiros, houve deslizamentos de terra e alagamentos.  

Senador Firmino

Já em Senador Firmino, o nível do Rio Turvo subiu, as alagando ruas do Centro. Segundo a PM, a água atingiu casas e o comércio. A Rua Caminho da Mina está interditada por causa de uma cratera aberta pela chuva. Também houve o desmoronamento de um barranco no bairro Córrego do Lana. Ninguém se feriu.

Miraí

Em Miraí, choveu 117 milímetros nesta madrugada. Segundo a Defesa Civil do município, cerca de 450 casas e 2 mil pessoas foram atingidas. Além disso, 10 pontes caíram no município, e há pontos com deslizamento de terra.

Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, a Defesa Civil registrou nove ocorrências por causa da chuva. Todas consideradas leves: orientações técnicas, pequenos escorregamentos e infiltrações. De acordo com o 5º Distrito de Meteorologia, o tempo vai continuar encoberto na região. Ainda há a previsão muita chuva pelo menos até terça-feira (3).

Estradas interditadas

Deslizamentos de terra, pedras e árvores causaram pontos de interdição na BR-356. A via está totalmente interditada na Gávea e está em meia pista no trecho perto da comunidade de Pratinha, na zona rural. Segundo os bombeiros, o rio Muriaé também causou estragos e alagamentos em Miraí.

A MG-124, entre Ubá e Senador Firmino, também está interditada, segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMR).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Muriaé, os acessos a Rosário da Limeira, Ervália e São Sebastião da Vargem Alegre também estão interditados.

Informações: TV Panorama.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *