Chuva forte cai sobre Itaperuna e ruas começam ser invadidas pelas águas

Rua Mal. Domingues dos Santos Figueiredo - Cidade NovaO nível do Rio Muriaé em Itaperuna, no Noroeste Fluminense, continua aumentando. Nas últimas horas a Defesa Civil registrou um aumento intenso, mas ainda não há registro de desabrigados. A Prefeitura de Itaperuna divulgou que já existem postos para receber os que tiveram que sair de suas residências por causa das cheias: Colégio Estadual Rotary (Aeroporto), Escola Municipal Elzo Galvão (Horto Florestal) Escola Municipal Oscar Jerônimo (São Francisco), Escola Municipal Francisco Mattos Ligiéro (Cehab) e Escola Municipal Águas Claras (Loteamento Bedim).

 
Rua Maria Ortega Arrabal - Cidade Nova 
 
O Rio Muriaé que aos 5,2 metros atinge a sua marca de transbordo, na última medição já atingia a marca dos 6 metros e com isso várias ruas no Centro da cidade já foram alcançadas pelas águas.

A Defesa Civil de Itaperuna na manhã desta segunda-feira (02/01) informou sobre o risco de cheias, deslizamentos e desabamento

NOTA A IMPRENSA PELA DEFESA CIVIL DE ITAPERUNA

“Devido as fortes chuvas que ocorreram na região, a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Ordem Pública informa que estamos em ALERTA MÁXIMO para os desastres de enchentes e deslizamentos de terra, pois choveu aproximadamente na Bacia do Rio Muriaé 60 milímetros, o que está enchendo gradualmente o rio Muriaé e o Carangola, o que deverá provocar o transbordo do rio aproximadamente às 18:00 hs.

Informo também que uma das maiores preocupações são as áreas de encosta, onde a terra já está bem saturada, e devido à previsão de chuvas de aproximadamente de 50 milímetros para hoje e amanhã há um risco de deslizamentos. Moradores das áreas de encostas, sem nenhum tipo de contenção, deverão procurar locais seguros, casas de parentes e amigos, para se abrigarem até quinta feira, ou ligar para a Defesa Civil e solicitar o deslocamento para abrigo público, tel 3824-6334.”

Defesa Civil dá alerta através de Motocicletas

A Defesa Civil de Itaperuna está alertando os moradores das ruas onde corriqueiramente ocorre a inundação em momentos de chuva forte ou das cheias causadas pelo Rio Muriaé. Para tal motocicletas aparelhadas com sonorização está percorrendo os referidos logradouros informando sobre o risco de ficarem no local, pois há possibilidade de inundação.

Rua José Egygio Tinoco - Cidade Nova 
 
A Defesa Civil Estadual interditou no final da tarde de segunda-feira (02/01) o acesso à Itaperuna, pela RJ-116, em Laje do Muriaé. A rodovia faz a ligação entre Itaboraí, na região metropolitana, e Itaperuna.

O Rio Muriaé transbordou e invadiu as ruas de Laje do Muriaé e interrompeu a passagem de veículos entre Miracema e aquela cidade pela RJ-116 às 17h de segunda-feira. Os moradores de Miracema que queiram chegar até Itaperuna têm que passar por Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá.

Avenida Presidente Dutra - Cidade Nova
 
As chuvas encheram o Rio Muriaé em Minas Gerais e ele segue cheio pelo noroeste do Estado do Rio. Depois de atingir Laje do Muriaé, ele causa transtornos para Itaperuna. Nos municípios de Italva e Cardoso Moreira as águas já estão causando cheias.
 
Rua João do Couto - Cidade Nova
 
Em Laje do Muriaé, cerca de 50 homens da Defesa Civil municipal e estadual estão esvaziando as casas na beira do rio. No primeiro momento, 500 pessoas estão desabrigadas e mais de 1000 desalojados. O coordenador da Defesa Civil no Noroeste Fluminense, Coronel Douglas Paulich, informou que a corporação esta enviando três caminhonetes e dois caminhões para ajudar na retirada das famílias.
 
Avenida Presidente Dutra - Cidade Nova
 
– Ainda não dá para saber quanto o rio vai subir, mas já estamos fazendo a evacuação para prevenir. De acordo com os dados que recebemos de Muriaé [em Minas Gerais], ele vai chegar mais cheio que da ultima vez, quando ultrapassou em 80 cm o limite da sua capacidade.
 
Avenida Dep. Carlos Pinto Filho - Cidade Nova 
 
Em Itaperuna, a previsão é que ele comece a atingir as ruas da cidade na beira rio, no início da noite. Cerca de 500 famílias vão ser atingidas pela cheia. A Defesa Civil do município está orientando a população a procurar abrigos. A prefeitura já disponibilizou sete centros para receber os desabrigados.
 
Trânsito está congestionado por toda cidade de Itaperuna - Rubens Tinoco Ferraz - Cidade Nova 
 
Nova Friburgo

A chuva forte também está afetando a região serrana do Estado do Rio, onde mais de 900 pessoas morreram no ano passado. Em Nova Friburgo, 14 das 35 sirenes do sistema de alerta em áreas de risco já foram acionadas. Em pouco mais de 24 horas, choveu 135,2 mm em Nova Friburgo, mais da metade da média prevista para o mês de janeiro. Por isso, o município, um dos mais afetados pelo temporal de janeiro do ano passado, está em alerta máximo desde domingo (1º), segundo o subcoordenador de Defesa Civil Robson Teixeira.

Trânsito tumultuado no triângulo das Ruas: José Egydio Tinoco, Rubens Tinoco Ferraz e Av Prefeito Orlando Tavares 
 
Trânsito complicado na Rua José Egydio Tinoco na Cidade Nova
(*) Marcos Vinicio Dias Ribeiro.
 
Informações: Itaperuna FM.
 
Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *