Guidoval é uma das principais cidades atingidas pelas chuvas em Minas

A chuva que caiu nos últimos dias deixou pelo menos 15 cidades da região em situação de emergência. Um dos municípios mais atingidos foi Guidoval, onde uma pessoa morreu e duas estão desaparecidas na cidade que foi dividida pelo rio Xopotó.

Desde a madrugada o acesso à Guidoval foi fechado. A MGC-120 ficou interditada por toda a manhã, já que uma cratera na ponte cedeu e ocupou toda a pista, oferecendo risco aos motoristas. 

Para entrar e sair da cidade, os moradores precisavam cruzar a ponte a pé. Quem conseguia completar a travessia, percorria nove quilômetros até o município de carona. Esta baldeação era a única forma também de levar alimentos e combustível para a cidade durante a interdição da rodovia.

Guidoval tem cerca de oito mil habitantes. O município ficou debaixo d’água depois que o rio Xopotó subiu três vezes que o seu nível normal. Segundo a Polícia Militar, uma pessoa morreu e duas estão desaparecidas.

Já na entrada da cidade é possível perceber que nível do rio Xopotó baixou cerca de um metro deixando um rastro de muita lama, entulho e lixo. Em uma das casas a água levou todas as paredes e um carro foi revirado pela enxurrada.

No Centro Comercial de Guidoval, tudo foi perdido em lojas de revenda e manutenção de motocicletas. A correnteza do rio Xopotó ainda é forte e pessoas buscam notícias de parentes do outro lado da cidade, que foi dividida pela chuva.

Para chegar do outro lado, só de helicóptero. A única aeronave para socorro transportava alimentos e medicamentos para as vítimas. Algumas eram levadas para o Parque de Exposições da cidade para receber assistência médica.

A economia de Guidoval é baseada na indústria moveleira, com cerca de 12 fábricas. Segundo a Prefeitura, a maioria delas ficou destruída depois da chuva. Durante a tarde, mais de 36 horas depois da inundação, a Defesa Civil estadual chegou ao município para socorrer as vítimas.

Confira o vídeo:

Informações: TV Panorama.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *