Rio Rural recupera terreno com erosão em Itaperuna

Teve início a primeira etapa para a restauração de uma área de encosta na propriedade do produtor rural Leandro Sommer, na microbacia de Campinho, em Itaperuna. O processo de recuperação será realizado com a técnica da paliçada, onde é feito um terraceamento na encosta, de acordo com o nível da erosão, e são colocadas cercas de bambu espaçadas para conter a água que cai na voçoroca, diminuindo a velocidade com que escoa pelo terreno. O modelo já foi utilizado em São José de Ubá, no ano passado, recuperando toda a área trabalhada.

O gerente técnico de desenvolvimento sustentável, Herval Fernandes Lopes, esteve na propriedade, com o técnico executor local do Rio Rural, Luiz Gustavo Marques, e o engenheiro florestal Paulo Saraiva Neto. O assessor técnico regional, Clóvis da Fonseca, responsável por uma das etapas do projeto, disse que a medição do terreno já foi feita e que o próximo passo é iniciar o nivelamento para colocação das cercas.

Num primeiro momento fazemos um estudo para checar que tipo de projeto é mais viável no local e a partir daí iniciamos o trabalho de recuperação. O modelo de paliçada já foi implantado em uma encosta em Ubá, rendendo bons resultados. A vegetação voltou a se formar no local e a erosão foi controlada – disse Clóvis da Fonseca, ressaltando a importância da recuperação dos solos entre as ações do Programa Rio Rural.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *