Procura por vacinas contra a gripe ainda é baixa em Minas Gerais

REDAÇÃO – A 20 dias de terminar a campanha de vacinação contra a gripe, a procura pela imunização ainda é considerada baixa nas Unidades Básicas de Saúde de Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Até esta quinta-feira, foram aplicadas 1.024.297 doses da vacina em todo o Estado, o que corresponde a pouco mais de 24,6% do público prioritário. A meta é imunizar 90% do público-alvo até 26 de maio, quando termina a campanha. A estimativa é de 5,5 milhões de pessoas vacinadas.

Em 2017, o grupo prioritário para receber a vacina são pessoas acima de 60 anos, crianças entre 6 meses e 4 anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas – em até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas, presidiários e professores das redes pública e privada de ensino básico. Todos têm o direito a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das chances de se imunizar será no dia D da mobilização nacional, que acontece em 13 de maio. A estratégia irá possibilitar a abertura dos postos de saúde para receber a população.

Dados da SES mostram que a população devem procurar os postos de saúde. Desde o início deste ano até esta quinta-feira, foram registrados 32 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) causada por Influenza. Do total, cinco foram pelo tipo B, um pelo tipo A/H1, 23 pelo tipo A/H3N2 e 3 pelo tipo A não subtipado ou sem informação. Quatro pessoas morreram. A faixa etária mais acometida é de pessoas acima de 50 anos, totalizando 57% dos casos confirmados. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBI) a maior circulação no Brasil, neste ano, está sendo o tipo H3N2.

As estatísticas de óbitos relacionadas à gripe vêm sendo alarmantes desde 2009, quando teve início a epidemia. Apenas em 2016, ano com maior incidência de casos, mais de 2,2 mil brasileiros morreram por problemas relacionados à gripe. Em Minas, também no ano passado, a síndrome respiratória aguda grave (Srag) causada pela influenza matou 290 pessoas.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *