Varíola dos macacos: Carangola-MG registra primeiro caso suspeito da doença

CARANGOLA – A Prefeitura de Carangola-MG registrou nesta quinta-feira (04/08), o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos na cidade.

A notificação ainda não consta no informativo da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Confira abaixo a situação na Zona da Mata e Vertentes.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), trata-se de um paciente de 28 anos. Ele mora nos Estados Unidos e se encontrava no Brasil a passeio. “O mesmo relata ter passado 15 dias em São Paulo antes de vir para Carangola”, explicou a pasta em nota.

O rapaz está com o estado clínico estável e se encontra internado em isolamento no município mineiro.

“A Secretaria Municipal de Saúde através da vigilância epidemiológica segue acompanhando o caso de acordo com os protocolos vigentes pelo Ministério da Saúde e pede que a população mantenha a calma e quaisquer casos sintomáticos sejam imediatamente comunicados a secretaria”, complementou o executivo.

Situação na região

Segundo o informativo da SES-MG desta quarta-feira (03/08), o caso suspeito registrado em Muriaé anteriormente foi retirado do boletim. Na ocasião, a prefeitura alegou que a notificação teria ocorrido em Belo Horizonte.

Até a última atualização desta matéria, a Zona da Mata e Campos das Vertentes tinham 04 apurações e 02 confirmações. Veja abaixo a tabela com mais informações nas regiões.

Casos de varíola dos macacos na Zona da Mata e Vertentes

Cidades Confirmados Prováveis Suspeitos Descartados Total
Cataguases 1 0 0 1 2
Juiz de Fora 1 0 1 1 3
Palma 0 0 0 6 6
Ubá 0 0 2 0 2
Viçosa 0 0 1 1 2
Total: 2 0 4 9 15

O que é a varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada. A transmissão pode ocorrer pelas seguintes formas:

  • Por contato com o vírus: com um animal, pessoa ou materiais infectados, incluindo através de mordidas e arranhões de animais, manuseio de caça selvagem ou pelo uso de produtos feitos de animais infectados. Ainda não se sabe qual animal mantém o vírus na natureza, embora os roedores africanos sejam suspeitos de desempenhar um papel na transmissão da varíola às pessoas;
  • De pessoa para pessoa: pelo contato direto com fluidos corporais como sangue e pus, secreções respiratórias ou feridas de uma pessoa infectada, durante o contato íntimo – inclusive durante o sexo – e ao beijar, abraçar ou tocar partes do corpo com feridas causadas pela doença. Ainda não se sabe se a varíola do macaco pode se espalhar através do sêmen ou fluidos vaginais;
  • Por materiais contaminados que tocaram fluidos corporais ou feridas, como roupas ou lençóis;
  • Da mãe para o feto através da placenta;
  • Da mãe para o bebê durante ou após o parto, pelo contato pele a pele;
  • Úlceras, lesões ou feridas na boca também podem ser infecciosas, o que significa que o vírus pode se espalhar pela saliva.

Por: Click Carangola | Com informações da SMS e G1.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *