Hospital Evangélico de Carangola (HEC) passa a atender exclusivamente casos de Covid-19

CARANGOLA – Após articulação e discussão com hospitais pertencentes à Microrregião de Carangola, os municípios da região passam a contar com um hospital voltado exclusivamente para o tratamento do coronavírus.

A decisão foi tomada no dia (17/04), após análise criteriosa e visita técnica da Gerência Regional de Saúde (GRS) ao Hospital Evangélico de Carangola (HEC), que funcionará como primeira referência para atender os casos de Covid-19 na região.

Os leitos do Hospital Evangélico já estão preparados e seus pacientes transferidos para o Hospital Casa de Caridade de Carangola (HCCC), disponibilizando assim 44 leitos clínicos para receber pacientes diagnosticados com coronavírus e outros 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipados com aparelhos respiratórios e demais equipamentos necessários para atender pacientes com a forma grave da doença.

Outros 16 leitos clínicos poderão ser montados caso a demanda de pacientes aumente, bem como, mais 07 leitos de UTI. “Além disso, o hospital possui, em tempo integral, equipe multiprofissional capacitada para o atendimento aos pacientes de Covid-19”, destacou Helerson Toledo Lima, administrador do Hospital Evangélico de Carangola (HEC).

O administrador do Hospital Casa de Caridade de Carangola (HCCC) Francisco Sangy Filho, destacou que o momento deve ser de união entre os hospitais da região. “Temos que preservar vidas e garantir o atendimento à população. Nossa região passa a contar com uma estrutura exclusiva para enfrentar este difícil cenário”, pontuou.

O superintendente regional de saúde, Juliano Estanislau Lacerda, explicou as vantagens de ter um espaço completamente voltado para o tratamento do coronavírus. “O nosso objetivo é concentrar os pacientes de Covid-19 em um número menor de unidades hospitalares com a finalidade de proteger os demais pacientes e evitar contaminações dos próprios profissionais de saúde, além de estabelecer um fluxo mais adequado para receber e referenciar os pacientes da microrregião”, avaliou.

Juliano lembrou, ainda, que o Hospital Casa de Caridade de Carangola (HCCC) também dedica uma ala como retaguarda para o Covid-19, com 10 leitos de UTI e outros 10 leitos clínicos de Covid-19. O plano de contingência da Microrregião de Carangola conta ainda com 42 leitos de cuidados prolongados no Hospital Divinense, em Divino, os quais receberão pacientes não Covid-19, viabilizando a disponibilização dos leitos Covid nos hospitais de referência.

O superintendente reforçou que por uma questão de segurança, para evitar contaminação e a circulação do vírus, essa estratégia é a que foi avaliada como a mais pertinente. “Caso o quadro epidemiológico na região exija novas medidas, poderemos referenciar pacientes Covid-19 para leitos clínicos nos Hospitais Antônio Alves da Costa em Espera Feliz e Hospital Santa Bárbara em Fervedouro”, finalizou.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (04), o município de Carangola que é referência no enfrentamento à Covid-19 possui 62 notificações, sendo 17 casos descartados, 02 confirmados e 43 suspeitos. Não há óbitos em investigação e/ou confirmados.

Confira as imagens:

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *