Com o compromisso na Educação Profissional, o Décimo Primeiro Batalhão vem se destacando pela formação de profissionais que vem compondo os mais diversos municípios do Estado de Minas Gerais, uma vez que além do conteúdo acadêmico, composto por 24 disciplinas distintas, cujo conteúdo abrange o que há de mais novo em Polícia Comunitária, Direitos Humanos e atualizações jurídicas, cumprindo um total de 686 horas-aula.
Durante o período de curso de cinco meses e dois dias de duração, estendendo-se de 01 de março a 03 de agosto de 2012, e totalizando 686 horas-aula, os discentes participaram de empenhos operacionais em funções executadas por sargentos e atividades auxiliares na 195ª Companhia de Ensino e Treinamento, recebendo preciosas palestras sobre chefia e liderança, ciências jurídicas, saúde e bem estar, além da oportunidade de realizar uma visita a APAC – Associação de Proteção e Assistências aos Condenados na Unidade de Manhuaçu, recebendo preciosas informações do método apaqueano, desta forma agregando novos conhecimentos sobre outros segmentos que trabalham com Segurança Pública, os tornando novos parceiros para uma Polícia Militar, desta forma uma polícia mais cidadã, com base na filosofia de direitos humanos e policia comunitária.
Beleza, inocência e amor imensurável
Os 50 novos sargentos que irão compor os quadros das diversas Unidades de Caratinga, Ponte Nova, João Monlevade, Manhuaçu e até Ipatinga, tiveram como paraninfo o Major da Reserva Jeremias José Mayrink que salientou em sua fala “… este momento é um marco na vida dos formandos, pois reflete a história de cada profissional e sua prestação de serviço junto as mais diversas comunidades, que merece ser coroada com esta conquista de ascensão a carreira de 3º Terceiro Sargento”.
Ao contrário dos anos anteriores a formatura aconteceu sob o forte sol da manhã, 09h30, sem perder a beleza, organização e a presença de autoridades civis, militares e familiares que lotaram o pátio para prestigiar o evento. Novidades, além das faixas trazidas pelos familiares em homenagem aos formandos, havia e crianças trajando fardas da PM o que trouxe um brilho diferente a formatura, pela sua beleza, inocência e amor imensurável aos pais e respeito à instituição.
Misto de lágrimas e emoção
No último dia 3 de agosto, foi a data marcante para familiares e formandos concretizassem um sonho alimentado por anos e de grande ansiedade nos últimos meses de formação. O misto de lágrimas, sorrisos e o dever de ter conquistado mais um sonho de ascensão a carreira foi concretizado na aposição das divisas pelas madrinhas nos formandos e no momento em que viram os formandos marchando com olhar triunfante com os membros da equipe da 195ª Companhia de Ensino e Treinamento, Cap Luciano Reis, Tenente Reis, Sargento Moreira, Sargento Hudson e Cabo Moema. O evento aconteceu no Pátio do 11º BPM e foi presida Coronel PM Geraldo Henrique Guimarães da Silva, Comandante da 12ª Região da Polícia Militar, Tenente Coronel PM Luiz Carlos Rhodes de Souza e Paraninfo dos formandos, Jeremias José Mayrink, Major da Reserva. Com informações de Jesse Hudson.
Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com