Internada em Carangola-MG, idosa de 105 anos vence a Covid-19 e volta para casa

CARANGOLA / TOMBOS – Poderia ser um típico dia de festa de aniversário, mas, é muito mais que isso. O motivo da comemoração é tão especial quanto nascer de novo.

Aos 105 anos, dona Nely Dias, natural de Tombos venceu a Covid-19 e o tratamento de hemodiálise depois de ficar internada por 11 longos dias no Hospital Casa de Caridade de Carangola (HCCC), maior centro de referência em saúde de toda a Região do Caparaó.

Nesta quinta-feira (05), para a alegria dos filhos e netos, ela voltou para sua casa, na pequena cidade de Tombos (município vizinho), de 10 mil habitantes.

“Eu vi a morte dentro dos olhos. Graças a Deus, até agora, estou bem. Eu achava que não voltaria viva para casa”, relata à centenária, que começou a sentir forte dor nos rins e pediu auxílio médico.

“Tenho muita fé com Jesus. E eu consegui me salvar. Por isso, sou muito feliz. Os doutores e as enfermeiras gostaram muito de mim”, complementa.

A filha Lúcia Dias, de 55 anos, que ficou com a tarefa de cuidar da mãe desde que ela começou a perder a visão, há seis anos, acompanhou boa parte desse drama. Nos dias em que dona Nely esteve internada, os familiares fizeram inúmeras orações, e não conseguiram mais vê-la depois que ela foi para o centro de terapia intensiva. “Ela morreu e voltou à vida”, conta a filha.

“Ela foi praticamente sem vida para o pronto-socorro de Tombos no sábado (24/07). De lá, seguimos para Carangola no domingo (25/07), onde novamente ela paralisou. Ficou praticamente sem vida. A médica mandou chamar os filhos e netos, porque, achava que ela não passaria daquela noite. Mas, passou. Na segunda-feira, a neta dela que veio de Vitória-ES ficou para acompanhá-la, mas, ela foi para o CTI, onde ficou até hoje”, diz Lúcia.

O retorno para o lar foi num clima enorme de felicidade: “Aqui em casa, estava apenas a neta dela. Eu fui buscar ela no hospital e voltamos na ambulância, pois, minha mãe teve de fazer oxigênio. Os vizinhos todos ficaram muito felizes”, conta Lúcia.

Covid-19

O coronavírus foi um problema a mais que acabou fragilizando dona Nely. Ela acabou adquirindo a doença no período em que esteve internada: “Eles fizeram o teste e afirmaram que ela teve Covid-19. Ela também nunca havia feito hemodiálise. Foi a primeira vez. Doeu muito”.

Quando chegou em casa, a primeira coisa que a idosa pediu foi uma tigela de comida da própria casa. “Fiquei seis dias comendo mingau. Comia somente três colheres pela manhã e três à tarde. Estou acostumada a almoçar e jantar todo dia”, diz dona Nely, em tom bem humorado.

Aniversário

A perda da visão ocorreu nos últimos dois anos. Em seu aniversário de 104 anos, em 2019, ela foi vista dançando forró ao lado de parentes, num clima muito agradável.

Em 15 de outubro, caso a pandemia da Covid-19 estiver controlada, parentes e amigos prometem se reunir na casa dela para comemorar novamente mais um ano de vida. “Vai ser em casa mesmo. Eu não ando e não enxergo mais. Mas tenho duas vidas.”

Por: Click Carangola | Com informações Estado de Minas.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *