A novela exibida pelo SBT, Amor e Revolução , exibida no horário das 22:15, fez referência ao episódio histórico conhecido como Guerrilha do Caparaó, ocorrido durante a Ditadura Civil Militar Brasileira (1964-1985). Em 1966 um grupo de 20 militantes instalou na Serra do Caparaó a primeira guerrilha contra a ditadura militar, relatada no livro “Caparaó – a primeira guerrilha contra a ditadura” (Editora Boitempo, SP), de José Calda da Costa, o qual serviu de referência para o autor da novela, Tiago Santiago.
É sempre bom salientar que a novela é uma obra de ficção, que mesmo baseando-se em fatos reais, o autor tem a liberdade para alterar alguns dados e criar uma visão, nem sempre verídica do assunto abordado. A novela chegou a citar o Hospital Casa de Caridade de Carangola como o hospital mais próximo e de referência para levar um guerrilheiro doente.
Depois de muitos anos, a Casa de Caridade continua sendo o maior hospital da região do Caparaó, atendendo pacientes de 36 municípios da Zona da Mata Mineira, 6 do Espírito Santo e 3 do Rio de Janeiro. Trata-se de um hospital totalmente informatizado, que oferece serviços de alta complexidade, como por exemplo, a homodiálise
Atualmente foi reconhecido pelo Ministério da Saúde como “Hospital Estratégico” por atender uma população estimada em mais de 500 mil habitantes. Com informações História Pensante.
Por: Click Carangola