Unidades de Campanha e Carangola começam a ser incorporadas pela UEMG

Duas unidades associadas à UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais) começaram a ser incorporadas pelo Governo de Minas. Em reunião realizada no dia 17 de janeiro, na cidade Administrativa Tancredo de Almeida Neves, o subsecretário de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e presidente do Conselho Curador da FESP (Fundação de Ensino Superior de Passos), professor Fabio Pimenta Esper Kallas, informou que as associadas de Carangola e Campanha serão as primeiras e deverão se tornar efetivamente estaduais até o fim deste ano. Durante a reunião, foi discutido o modelo de estadualização, atualização de dados e cronogramas de atividades.

O processo de estadualização das unidades associadas faz parte do Projeto Estruturador do Governo de Minas que tem como meta incorporar todas as seis unidades até o fim de 2014.

Segundo o Pró-Reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da UEMG, professor Giovânio Aguiar, o início da incorporação depende agora de uma avaliação da Advocacia Geral do Estado sobre a questão jurídica. “A UEMG vê com os melhores olhos possíveis esta estadualização. Todos só têm a ganhar com isso. Já temos os dados financeiros atualizados e precisamos agora deste posicionamento da AGE, que vai nortear juridicamente o melhor modelo de estadualização das unidades”, explica o pró-reitor que esteve na reunião juntamente com os presidentes Prof. Braz Cosenza (Unidade de Carangola) e Prof. Ivan Ferrer Maia (Unidade de Campanha), do Subsecretário de Ensino Superior Prof. Fabio Kallas, o Prof. Eduardo Santa Cecilia, Chefe de Gabinete da UEMG e ainda representante da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão.

Durante o processo de transição, uma das ações do Governo será aumentar gradativamente o investimento no programa de bolsas PROUEMG, que concede descontos de até 50% do valor das mensalidades.

A UEMG é hoje formada por seis unidades ainda em processo de estadualização nas cidades de Campanha (FCCP), Carangola (Fafile), Diamantina (Fevale), Divinópolis (Funedi), Ituiutaba (Feit) e Passos (Fesp).

De acordo com o subsecretário Fabio Kallas as unidades de Carangola e Campanha serão as primeiras porque são menores e possuem estruturas mais simples. “A previsão é de que até o fim do ano as duas já estejam efetivamente estadualizadas e a unidade de Diamantina comece também a ser estadualizada”, afirma.

Informações: Assessoria da Fesp.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *