7 de Abril: Dia do Jornalista

O dia 7 de abril é considerado o “Dia do Jornalista” em homenagem ao jornalista ítalo-brasileiro João Batista Líbero Badaró. A homenagem partiu da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), devido ao assassinato de Badaró no dia 22 de novembro de 1830, por inimigos da política. O crime resultou em comoção popular com passeatas de estudante pelas ruas de São Paulo, fato que causou uma situação insustentável para a permanência de D. Pedro I no trono do Brasil. 

O Imperador abdicaria no dia 7 de abril de 1831. A data passou a ser uma referência ao jornalismo de coragem empreendido por Líbero Badaró e consagrou a profissão como o “Quarto Poder”.
 
Credibilidade e liberdade, palavras simples que significam muito. Credibilidade é essencial ao profissional da área. O quê? Quem? Onde? Quando? Por quê? Como? Perguntas que rondam a cabeça do repórter diante do fato. Notícia não se inventa, apura-se.
 
A liberdade de expressão é o bem mais precioso e almejado pelo profissional da informação. Mesmo com as dificuldades enfrentadas no Brasil dos dias atuais, o cenário já foi bem pior. Em tempos de ditadura, a dificuldade era imensa e a repressão, intensa. Dentre as vítimas do regime, jornalistas foram presos, torturados e mortos. O caso mais emblemático foi o de Vladimir Herzog, encontrado morto em outubro de 1975. O governo da época alegou suicídio.
 
Entretanto, os desafios existem. E a tarefa de criticar, informar, difundir idéias, desenvolver o debate e promover a reflexão tem um papel muito importante na sociedade, que cada vez está mais antenada sobre os mais diversos assuntos.

A evolução de uma sociedade passa pela informação!
 
Parabéns a todos os profissionais!
 
Por: Click Carangola
 

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *