Comemorada neste sábado (07), a “Independência do Brasil” (1822) é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.
Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Como exemplo temos Tiradentes que foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Depois de uma série de medidas tomadas por D. Pedro que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
Quando Dom Pedro estava em viagem de Santos para São Paulo recebeu uma carta de Portugal que anulava a Assembléia constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: “Independência ou Morte!”. Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil.
Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com