Google homenageia o Dia das Mulheres

As mulheres de todo mundo estão sendo homenageadas pelo Google nesta quinta-feira – Dia Internacional das Mulheres- por um doodle especial com símbolo feminino, flores e outros itens que representam esse público.

Hoje não é apenas uma data comemorativa, e sim um dia para a população refletir sobre a igualdade entre o gênero feminino e masculino, cargos de chefias, salário desigual, violência e demais motivos.

Há mais de cinco anos foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo a segurança, tratamentos e outros benefícios, para que não sejam mais agredidas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles.

O número de serviços especializado no atendimento em prol delas, como delegacias e juizados, aumentou. Em 2011, o Brasil tinha 928 serviços contra 521 existentes em 2006, ou seja, um crescimento de 78,1%, de acordo com a Secretaria de Política para as Mulheres.

Por que comemorar no dia 8 de março?

A escolha da data aconteceu por causa das manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada do seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917.

Já no Brasil, as mulheres historicamente conseguiram a primeira vitória no dia 24 de fevereiro de 1932, quando foi instituído o voto feminino e de serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Doodles

Os doodles consistem em mudanças no visual do logotipo do Google, geralmente utilizadas para celebrar feriados, aniversários e grandes acontecimentos da história. Até agora, mais de mil intervenções foram criadas.

O Google já utilizou os doodles para homenagear grandes cientistas, artistas e políticos, além de celebrar datas de âmbito nacional e internacional. Muitas das intervenções extrapolam a ideia inicial de homenagem e se tornam logos interativos, como o pequeno jogo de Pac Man, criado em maio de 2011, em homenagem aos 30 anos do clássico game.

Outro doodle que fez sucesso foi a guitarra interativa, em comemoração ao guitarrista americano Les Paul, que faria 96 anos se estivesse vivo, em junho do ano passado. O logo se transformou em uma guitarra interativa, que podia ser tocada ao passar o cursor em cima das cordas. O sucesso foi tão grande que o Google criou uma página permanente para o instrumento virtual. Com informações do site Band.com.br.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *