Trinta cidades da Zona da Mata estão sendo contempladas com unidades da Rede Farmácia de Minas neste primeiro semestre de 2012.
O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), garante o acesso da população a medicamentos gratuitos voltados para a atenção primária à saúde, melhorando a assistência farmacêutica e incentivando a busca ativa do paciente.
As unidades de Alto Caparaó, Santa Bárbara do Monte Verde, São Sebastião da Vargem Alegre e Rio Pomba já foram inauguradas em abril. Neste mês de maio, Guarará, Argirita, Alto Rio Doce, Canaã, Coimbra, Pedra do Anta, Fervedouro, Itamarati de Minas e Oliveira Fortes também estão sendo contempladas e, para junho, estão previstas as inaugurações em Teixeiras, Maripá de Minas, Matipó, Chiador, Rochedo de Minas, Descoberto, Espera Feliz, Santo Antônio do Aventureiro, Tabuleiro, Araponga, Aracitaba, Santa Rita de Jacutinga, Dona Euzébia, Caparaó, Rio Novo, Vermelho Novo e Volta Grande. Para a instalação das novas unidades na Zona da Mata, foram disponibilizados recursos da ordem de R$ 2,7 milhões, do Tesouro do Estado.
Hoje um total de 46 unidades farmacêuticas do programa Farmácia de Minas atende à região. Desde que foi implantado, em 2007, até o final de 2011, foram inauguradas 42 unidades, nos municípios de Acaiaca, Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Barra Longa, Bias Fortes, Bicas, Brás Pires, Cajuri, Dom Silvério, Dores do Turvo, Ervália, Eugenópolis, Goianá, Guarani, Guidoval, Guiricema, Jequeri, Lamim, Laranjal, Miraí, Paiva, Patrocínio do Muriaé, Palma, Paula Cândido, Pedra Dourada, Pedro Teixeira, Piau, Pirapetinga, Presidente Bernardes, Rio Doce, Rio Preto, Rodeiro, Santa Cruz do Escalvado, Santana de Cataguases, Santo Antônio do Grama, São Geraldo, São Miguel do Anta, São Pedro dos Ferros, Senador Cortes, Sericita e Vieiras.
Apenas em 2011, o governador de Minas Antonio Anastasia inaugurou 32 unidades na região, simultaneamente a outras 168 no restante do Estado. A meta do Governo de Minas é chegar a 700 municípios até 2014. “É bom dizer que entre 2007 e agora nós já aumentamos em mais de 70% o volume de recursos financeiros do tesouro nesse programa e aumentamos também, consideravelmente, os medicamentos disponibilizados”, disse o governador. Hoje, mais de 200 cidades do Estado já têm unidades do Farmácia de Minas, implantadas com investimentos de R$ 18 milhões e que disponibilizam para a população 162 tipos de medicamentos.
Melhoria da assistência farmacêutica
Christina Cerneiro Faria, farmacêutica responsável da unidade de Presidente Bernardes, que foi inaugurada em agosto de 2011, destaca a melhoria para todos os usuários. “Hoje temos mais equipamentos, internet, até mais funcionários. A espera também melhorou, é mais rápido e ninguém fica em pé, não tem mais fila”, conta.
Walfrido Cristian Cassin de Oliveira, farmacêutico responsável da unidade de Vieiras, confirma. “A melhoria no atendimento ultrapassou os 100%. A comodidade para todo mundo melhorou, tanto para quem trabalha, quanto para quem é beneficiado”, ressalta. O programa Farmácia de Minas foi inaugurado na cidade em setembro de 2011 e, atualmente, atende a cerca de 150 pacientes por dia. Com informações de Camila Vaz.
Por: Click Carangola