A violência sexual e o bullying foram temas de uma palestra, ministrada na última semana, pelos policiais de Carangola e do Destacamento da Polícia Militar de Pedra Dourada.
O encontro reuniu alunos e funcionários do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Escola Municipal Manoel Quintão, além de membros do Conselho Tutelar.
Na ocasião, foram exibidos vários vídeos e slides sobre o tema, visando identificar e prevenir a ocorrência destes crimes e desvios. Foi destacada a necessidade de rompimento do pacto de silêncio que encobre as situações de abuso e exploração sexual – seja contra adultos, crianças ou adolescentes. “Não se pode ter medo de denunciar. Essa é uma eficaz forma de ajudar as vítimas e combatermos esse terrível mal”, destacaram os militares.
Para tanto, existe o serviço do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que é coordenado e executado pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos e atende no “Disque 100”.
Os palestrantes lembraram, ainda, a existência do telefone do “Disque Denúncia – 181”, além dos Conselhos Tutelares, Varas da Infância e da Juventude, Ministério Público e das Polícias Militar e Civil, instituições que integram o sistema de defesa social e que trabalham na prevenção, repressão e no combate a violência sexual. Com informações da PM.
Outras imagens:
Por: Click Carangola