Telemarketing gera 100 mil empregos no Brasil em 2010

Na área de atendimento de telemarketing, no ano passado, foram gerados 100 mil empregos no Brasil. A previsão é que este número seja superado em 2011. E esta pode ser considerada a porta de entrada do jovem no mercado de trabalho.

Para se candidatar a uma vaga é bom ter habilidade de conversar com um estranho que pode estar em qualquer canto do Brasil, mas preciso também atender outros requisitos. O telemarketing está em expansão no Brasil e as exigências também cresceram. Quem quer conquistar uma oportunidade e se dar bem nessa área tem que esquecer os vícios de linguagem. Uso do gerúndiou, nem pensar. Os regionalismos mais famosos também não são aceitos. Em Minas Gerais, atendente de telemarketing não fala ‘uai’.

Para conseguir interessados com o perfil desejado as empresas vão atrás de candidatos em vários lugares. O telemarketing pode ser o começo de uma grande carreira. Vai depender apenas do profissional, porque as oportunidades são muitas. Em uma empresa de Uberlândia, por exemplo, são feitas mais de 1.500 promoções a cada ano. A carreira começa com a supervisão de atendimento. Foi assim com Flávio Sierve, que hoje é executivo e lidera uma equipe de inteligência na elaboração de projetos.

Entre os teleatendentes, 45% são jovens no primeiro emprego. Do total, 74% têm segundo grau completo e 26% curso superior. As mulheres dominam ocupando quase 80% das vagas. E sempre tem alguém de olho em novos talentos. “O mercado hoje está muito competitivo e faltam bons profissionais, por isso, eles ‘pescam’ na empresa mesmo para investir”, explica a diretora de Talentos Humanos, Cida Garcia.

O setor tem alta rotatividade de profissionais, mas o consultor Fernando Braga explica que o atendimento em telemarketing pode preparar futuros profissionais para atuar em qualquer área. Camila Rocha entendeu o espírito do negócio. Chegou à supervisora de qualidade e quer ir bem mais longe: ser coordenadora gerente.

Segundo a Associação Brasileira de Teleserviços, até o fim do ano devem ser contratados mais de 20 mil atendentes em todo o país. Em Uberlândia, segundo uma empresa do setor, a remuneração inicial é de um salário mínimo mais benefícios.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *