Você sabe qual é a origem do carnaval?

Há controvérsias sobre a origem do Carnaval. Historiadores ora a vinculam à criação dos cultos agrários, ora às festas na Grécia, de 605 a 527 a.C.

Ao Brasil, o Carnaval chegou em 1723 por influência dos portugueses, recebendo a denominação de Entrudo. Envolvia brincadeiras com farinha, água e limão, precursoras das batalhas de confetes e serpentinas. Como tradição, é festejado quarenta dias antes da Páscoa, do sábado à terça-feira. A quarta-feira seguinte é chamada de Quarta-feira de Cinzas.

Na Bahia é comemorado também na quinta-feira. A festa assumiu características diferenciadas nos estados, destacando-se o desfile de escolas de samba em São Paulo e no Rio de Janeiro; de blocos e trios elétricos na Bahia; de blocos de frevo em Pernambuco; e as micaretas (festas que acontecem fora desse período).

Folia

Oficialmente, o Carnaval brasileiro começa num domingo e termina em uma terça-feira, quase sempre de fevereiro. A data da festa varia de acordo com o calendário cristão, pois acontece quarenta dias antes da Páscoa. Em alguns Estados, a comemoração ultrapassa a três dias, podendo chegar até uma semana.

Há diferenças, também, incorporadas em cada região emprestando características próprias ao Carnaval. No Estado do Rio de Janeiro, se destaca o desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos.

Na Bahia e outros Estados do Nordeste, a atração são os trios elétricos e os blocos de influência afrobrasileira. Em Pernambuco, apresentam-se blocos de frevo e maracatu. No Maranhão, a tradição é o carnaval de rua, com muita alegria, pó de milho. Blocos e charangas divertem os foliões em um circuito no centro da cidade. Há também desfile de escolas de samba, blocos tradicionais e organizados que apresentam temas, como as escolas, e cuja batucada tem como principal instrumento o tantam. Com informações do Ministério da Cultura.

#Compartilhe Credibilidade!

Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *