Covid-19: Estado registra 2ª morte pela variante delta na Zona da Mata; Carangola têm sete notificações

REDAÇÃO – O município de Piraúba registrou um óbito pela variante delta do coronavírus. A informação foi confirmada, neste sábado (11), pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Com isso, a região da Zona da Mata chegou a 02 vítimas pela cepa. A primeira morte ocorreu em Rio Novo, em agosto. O Campo das Vertentes ainda não contabilizou nenhum óbito pela variante.

De acordo com o boletim da Prefeitura de Piraúba, a vítima foi uma mulher de 50 anos. Em nota, o executivo explicou que recebeu o resultado do exame no dia 02 de setembro. A amostra havia sido coletada em 04 de agosto. A data da morte não foi divulgada.

Até este sábado, Minas Gerais tem 06 óbitos pela variante delta. São eles: Piraúba (01), Caratinga (02), Rio Novo (01), Claro dos Poções (01) e Uberaba (01).

Casos notificados

Segundo o painel da SES-MG, Piraúba tem, ao todo, 3 amostras que detectaram a nova cepa, sendo que uma evoluiu a óbito. Ainda conforme a pasta, as regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes têm 110 notificações. Confira abaixo a situação:

Amostras que detectaram a variante delta

Municípios Amostras positivas
Juiz de Fora 38
Muriaé 10
Carangola 7
Divino 6
Eugenópolis 6
Miraí 6
Ubá 4
Guarani 3
Leopoldina 3
Piraúba 3, sendo que 1 evoluiu a óbito
Senador Firmino 3
Tombos 3
Espera Feliz 2
São João del Rei 2
Viçosa 2
Visconde do Rio Branco 2
Ewbank da Câmara 1
Faria Lemos 1
Goianá 1
Orizânia 1
Pequeri 1
Piau 1
Rio Preto 1
Rio Novo 1 que evoluiu a óbito
Senhora dos Remédios 1
Tocantins 1
Total: 110

*Vale lembrar que podem ocorrer divergências nos números entre o Estado e as prefeituras por causa da demora da confirmação e repasse de informações.

Como funciona o painel das variantes?

Nos dados disponibilizados pela SES-MG, são consideradas todas as amostras que identificaram a variante delta, independente se foram confirmadas ou prováveis, pois, para as ações de Vigilância Epidemiológica, a classificação das notificações não interfere.

  • Casos confirmados: aquela amostra que passou pela pesquisa de sequenciamento do genoma viral completo;
  • Casos prováveis: são aquelas amostras analisadas a partir de outras metodologias disponíveis como o sequenciamento de Sanger ou RT-PCR Diferencial, ambas são de análise parcial dos genes.

A pasta ainda ressalta que para o Ministério da Saúde só pode ser classificado como caso confirmado aquela amostra que passou pela pesquisa de sequenciamento do genoma viral completo.

Variante delta

A variante delta do coronavírus (B.1.617), identificada pela primeira vez na Índia, em outubro do ano passado, preocupa especialistas, países e entidades internacionais, além de brasileiras.

Um documento divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, responsável pelo combate às pandemias, informou que a variante delta é tão transmissível quanto a catapora. Isso significa, que a nova versão se espalha mais que o ebola, todas as versões anteriores do coronavírus, a gripe comum e a varíola.

Por: Click Carangola | Com informações SES-MG e G1.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *