Em post comovente, médico do HCCC desabafa sobre pessoas que menosprezam o coronavírus

CARANGOLA – Na linha de frente contra o coronavírus em Carangola, o médico Dr. Rayzzel Oliveira, de 40 anos, se cansou de ouvir pessoas “menosprezando” a força e as consequências do novo vírus e resolveu desabafar.

O endocrinologista e clínico geral do Hospital Casa de Caridade de Carangola (HCCC), maior centro de referência em saúde de toda a região, publicou um texto comovente nas redes sociais nesta segunda-feira (11). Até a manhã desta terça-feira (12), o texto de Rayzzel já havia sido compartilhado por centenas de pessoas.

“O número de casos confirmados e de profissionais da saúde contaminados estão em ascensão nos últimos dias. Quase todos os dias recebemos uma mensagem de luto por um colega médico que partiu! Todo cuidado é pouco”, destaca o médico que também é CEO/Diretor do Anamnese Online, Professor Universitário e Presidente da Sociedade Médica de Carangola-MG.

“Façam individualmente o melhor que puderem para se proteger e proteger os grupos de risco, principalmente. Não esperem que as autoridades públicas tenham que forçar “lockdown”, cada um pode ter mais proatividade, seguir corretamente as medidas e orientar mais pessoas a agir de forma correta. Caso contrário, terá novamente que se fechar todo comércio e nossa região sofrerá ainda mais os prejuízos. Somos capazes de superar, mas, individualmente não somos, precisamos agir como um grande time em prol do benefício comum. Nós, profissionais estamos fazendo a nossa parte, embora expostos! Um bom soldado não foge à luta!”, destaca.

A Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo novo coronavírus descoberto. A maioria das pessoas infectadas teve a doença leve e se recuperou, mas, ela pode ser severa para outros, particularmente, os mais velhos e aqueles com condições médicas específicas. Aqui estão alguns passos simples que você pode tomar para proteger a sua saúde e a saúde das outras pessoas. Qualquer um pode seguir estas recomendações, mas, elas são particularmente importantes se você está numa área onde a Covid-19 foi registrada.

1. Lave as mãos com frequência: Limpe as mãos completamente e regularmente com álcool gel ou lave as mãos com água e sabão. Por quê? Frequente usamos nossas mãos para tocar objetos e superfícies que podem estar contaminadas. Mesmo sem perceber, nós tocamos nossos rostos, transferindo vírus para nossos olhos, nariz e boca, onde eles podem nos infectar. Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel mata os vírus que podem estar nas nossas mãos – incluindo o vírus que causa a Covid-19.

2. Evite tocar os olhos, nariz e boca: Frequentemente, tocamos nossos rostos sem perceber. Esteja ciente disto e evite tocar seus olhos, nariz e boca. Por quê? As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para seus olhos, nariz e boca, entrando no seu corpo e deixando você doente.

3. Proteja sua tosse: Garanta que você e as pessoas ao seu redor seguem boa higiene respiratória. Isto significa cobrir sua boca e nariz com a dobra do cotovelo ou com um lenço quando você tosse ou espirra. Jogue o lenço fora imediatamente num lixo fechado e lave as mãos. Por quê? Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotículas do nariz ou boca, que podem conter vírus. Ao proteger a tosse ou espirro você evita espalhar vírus e outros germes para as pessoas. Ao usar a dobra do cotovelo ou lenço em vez das mãos para cobrir a tosse ou espirro, você evita transferir gotículas contaminadas para suas mãos. Isto previne que você contamine uma pessoa ou superfície que você tocar.

4. Evite lugares com muita gente e contato próximo com qualquer pessoa que tenha tido febre ou gripe: Evite lugares cheios, especialmente se você tem mais de 60 anos ou tem uma condição médica como pressão alta, diabetes, doenças do coração e pulmão ou câncer. Mantenha pelo menos um metro de distância de qualquer pessoa que tenha tido febre ou tosse. Por quê? A Covid-19 se espalha, principalmente, por gotículas respiratórias que saem da boca ou do nariz quando uma pessoa com a doença tosse. Ao evitar lugares cheios, você se mantém distante (pelo menos um metro) das pessoas que possam estar infectadas com a Covid-19 ou qualquer outra doença respiratória.

5. Fique em casa se você se sentir mal: Fique em casa se você se sentir mal ou tiver febre baixa e tosse. Por quê? Ao ficar em casa e não ir trabalhar ou a outros lugares, você se recupera mais rápido e evita transmitir doenças para outras pessoas.

6. Se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar, procure atendimento médico logo – mas ligue primeiro: Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico logo – se puder, ligue para o hospital ou posto de saúde antes, para que digam quando você pode ir. Por quê? Isto ajudará a garantir que você tenha o aconselhamento correto, seja encaminhado para o atendimento médico certo e prevenirá que você infecte outras pessoas.

7. Obtenha informação de fontes confiáveis: Fique informado sobre as últimas notícias da Covid-19 a partir de fontes fidedignas. Assegure-se de que a informação vem de fontes confiáveis – a agência local ou nacional de saúde pública, o site da Organização Mundial de Saúde (OMS) ou o profissional de saúde local. Todos devem saber os sintomas – para a maioria das pessoas, começa com febre ou tosse seca. Por quê? As autoridades locais e nacionais terão as informações mais atualizadas sobre a transmissão do vírus na sua região. Eles estão mais bem posicionados para aconselhar o que as pessoas na sua região devem fazer para se proteger.

Os números em Carangola: Conforme o último boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (11), Carangola possui 108 notificações, sendo 23 casos descartados, 14 confirmados e 71 suspeitos. Não há registro de óbitos confirmados e/ou em investigação.

Por: Click Carangola

5 comments

  1. Proatividade é a palavra certa… seguir corretamente as medidas e orientar mais pessoas a agir de forma correta. Parabéns Dr. Rayzzel! Parabéns a todos os profissionais da saúde e da imprensa!

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *