O objetivo é orientar candidatos e eleitores para que seja realizada uma campanha eleitoral mais limpa, segura, tranquila e, a partir de um novo conceito agregado neste ano, também transparente. A iniciativa tem a parceria da Cemig, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Assim como em 2010, a vassoura será o símbolo da campanha, que irá ressaltar, também, que “prestar contas de campanha de forma correta e transparente é mais do que uma obrigação daqueles que pretendem administrar ou fiscalizar o uso do dinheiro público. É também uma questão de respeito ao eleitor”. Entre as principais orientações estão a de não impedir ou dificultar a passagem das vias públicas com cavaletes; imprimir nos santinhos a frase “não jogue este folheto em vias públicas” e orientar seus apoiadores a não jogá-los no chão; registrar com clareza todas as arrecadações ou gastos de campanha e de ao realizar eventos, não fazer gambiarras ou “gatos” de energia elétrica, verificando, sempre, a existência de extintores e equipamentos de combate a incêndio.
Desde sexta-feira, dia 06, quando teve início a campanha eleitoral, estão sendo veiculados VTs do “Sujeira Não é Legal” em emissoras de TV e rádio. Essas peças visam, principalmente, a estimular o eleitor a votar de forma consciente, escolhendo candidatos que não desrespeitam as normas legais e os preceitos de civilidade.
Segundo o presidente do TRE, desembargador Brandão Teixeira, a Justiça Eleitoral mineira pretende, com a campanha, despertar nos candidatos e nos cidadãos a importância de se cumprir a legislação eleitoral. Além disso, a intenção, segundo o desembargador, é que a campanha seja uma forma de diminuir o desconforto e o transtorno que a sujeira eleitoral provoca na vida das pessoas.
Para os interessados, já está disponível na internet um site com informações sobre a campanha e as orientações dos órgãos que a promovem: www.campanhasemsujeira.tre-mg.jus.com.br.
Eleições 2012: você decide no Click Carangola!