Após os quase 110 milímetros de chuvas que caíram sobre a cidade entre a tarde e a noite de terça-feira (14), a previsão não é das melhores para os muriaeenses que pretendiam aproveitar o feriadão para viajar, pois deve continuar chovendo até sábado (17).
De acordo com a secretária Municipal de Obras Públicas, Míriam Facchini, a Defesa Civil já entrou em contato com o órgão avisando que as chuvas que se seguem não são muito alarmantes, serão pouco intensas, com uma precipitação normal: “Nada como o que tivemos em novembro do ano passado ou em janeiro deste ano, mas é um tempo de tendência de chuvas e nossa maior preocupação é em relação à ocupação já existente às margens dos rios e das encostas”, ressalta a secretária.
Segundo ela, durante e após o temporal de ontem – que deixou várias ruas alagadas e elevou o nível dos rios Muriaé e Preto em até dois metros em alguns pontos –, a Secretaria de Obras e, principalmente a Defesa Civil, receberam alguns chamados: no Bairro Santa Rita, devido ao problema com o córrego, que mais uma vez transbordou; no João VI, por casa de um deslizamento de encosta; e, na Chácara da Gávea, onde o problema foi o deslizamento de muro de contenção. Também houve um acionamento, no Aeroporto, para que a Defesa Civil analisasse o risco de uma edificação.
Já pela manhã desta quarta-feira (14), Míriam Facchini disse que, após uma reunião entre sua Secretaria e o Demsur, foi liberado um maquinário (caminhão) para retirar barro nos locais que sofreram deslizamento de encosta: “Estamos percorrendo as ruas, tentando ajudar a população no que for possível. Mas também gostaria de pedir para que as pessoas não bloqueiem os bueiros das ruas. Durante a tempestade, observamos muita gente fazendo isso, assim, a água ia acumulando e elevando seu nível por onde passava”, ressaltou Míriam.
Em relação às obras que estão sendo realizas para contenção de prováveis cheias, ela explicou que está sendo finalizado o trabalho com os muros de contenção às margens do Rio Muriaé, do Bairro Napoleão ao Rosário: “Já está bem adiantado, era para estar até mais, principalmente no trecho da Rodoviária, mas tivemos um atraso por causa do início das chuvas no final de outubro e começo de novembro. Também estamos completando os muros e fazendo a contenção de encosta entre o Marambaia e o São Joaquim”, completou.
Em caso de situação de risco durante os temporais, os muriaeenses devem entrar em contato com a Defesa Civil, através do telefone 3696-3368. Com informações da Rádio Muriaé.
Confira as imagens:
Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com