Fervedouro comemora 20 anos de emancipação

No dia 15 de novembro de 1991, ou seja, 20 anos atrás, era realizado em Fervedouro o plebiscito eleitoral que decidiria sobre a emancipação política e administrativa do então distrito de Fervedouro.

O processo eleitoral foi conduzido pelo Juiz Substituto Dr. Paulino César Ferreira da Silva, e a segurança esteve a cargo da 75ª CIA de Policia Militar de Carangola sob o comando do Tenente José Maria Gomes e mais 24 policiais militares espalhados pelos distritos de Fervedouro, São Pedro do Glória e Bom Jesus do Madeira, e sob o comando do Tenente Admaro de Oliveira Meireles em Samambaia.

Tendo também o auxilio da Policia Civil comandado pelo Delegado Dr. Walter Franco que colocou seus detetives e o carcereiro acompanhando a votação nas 12 seções eleitorais existentes.

Às 19h00min, no Carangola Campestre Clube, teve início a apuração dos votos. A primeira urna a chegar ao local da apuração foi a urna 79ª, vinda de Samambaia. O primeiro voto apurado foi da 72ª seção, sendo este pelo “SIM”, ou seja, pela emancipação de Fervedouro.

Às 21h00min, terminada a apuração, constatou-se que dos 4.354 eleitores, compareceram 3.021 e 1.333 se abstiveram, dando uma abstenção de 30,61% dos votantes. Em Fervedouro e Samambaia votaram 1.881 eleitores, deste total 1.745 optaram pelo “SIM”, e 60 eleitores optaram pelo “NÃO”. Em São Pedro do Glória votaram 624 eleitores, sendo 537 pelo “SIM” e 40 pelo “NÃO”.

Nesta data os eleitores de Fervedouro afirmaram nas urnas que queriam a emancipação.

Portando, nesta data marcante para a história de Fervedouro, cabe a nós, fervedourenses nascidos ou de coração, pensar no que podemos fazer para ajudar este município a progredir.

Imagens dos cartazes da época:

Informações: Celso Ricardo.

Por: Click Carangola

» Envie notícias, sugestões, denúncias, críticas e pedidos para a nossa equipe – clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *