Chuvas comprometem abastecimento de frutas, verduras e legumes em Minas

As chuvas fortes e constantes da primeira quinzena de janeiro em Minas começam a trazer reflexos ao bolso do consumidor. Encontrar algumas frutas, verduras ou legumes já está mais difícil. E quando tem no mercado, o preço assusta os clientes.

Em um mercadinho no Centro de Juiz de Fora, já faltam produtos nas bancas e a qualidade não tem agradado aos consumidores. O pé de alface, por exemplo, além de pequeno, tem partes queimadas. O de almeirão, que em média pesa meio quilo, agora não chega a 100 gramas. A cebolinha também está amarelada. Problema também com o tomate, que já chega ao mercado com partes escuras, como se estivesse estragado. O dono, Pedro Caruso, que compra direto de produtores da região, diz que a chuva intensa é a principal responsável, mas que a interdição de estradas tem agravado a situação.

Mas não são apenas os pequenos que têm sofrido com o impacto das chuvas. Nas grandes redes de supermercados o problema também existe. Mas neste caso a consequência se restringe aos preços. O tomate, por exemplo, é comprado pela empresa, em geral, de produtores da Zona da Mata. Mas, sem o produto na região, a saída foi buscá-lo em Araguari, no Triângulo Mineiro. Com isso o tomate, que antes custava no máximo R$3, agora tem sido vendido por R$4,99.

As folhas também estão sendo compradas em outras regiões para evitar o desabastecimento. Mas para evitar prejuízos o jeito é buscar outras opções.

Confira o vídeo:

Informações: TV Panorama.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *