Menina de 09 anos morre após ser picada por escorpião na zona rural de Divino; vítima foi transferida para o HCCC

DIVINO – Uma criança, de 09 anos, morreu no domingo (14), após ser picada duas vezes por um escorpião na zona rural de Divino.

De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O.), a Polícia Militar (PM) foi acionada pela avó da menina, de 58 anos, na localidade de “Córrego do Seminário”, depois que a criança foi picada enquanto brincava próximo de casa.

A PM acionou o pronto-socorro municipal de Divino, que enviou uma ambulância. Os militares capturaram o escorpião e a menina foi levada para a unidade, onde foi medicada. Depois do atendimento, ela foi transferida para o Hospital Casa de Caridade de Carangola (HCCC).

Por telefone, a administração do hospital confirmou que a criança foi atendida na unidade e recebeu o soro antiescorpiônico, mas, não resistiu e veio à óbito ainda na tarde de domingo (14).

A reportagem entrou em contato com a secretária municipal de saúde de Divino, Josiene Alves de Souza. Por telefone, nesta quinta-feira (18), a titular da pasta explicou que a criança deu entrada no pronto-socorro por volta das 08h30 da manhã, foi medicada e às 09h28 chegou ao hospital de Carangola, local onde recebeu o soro.

Conforme explicou Josiene e a Gerência Regional de Saúde (GRS), as doses de soros antiofídicos e antiescorpiônicos não ficam disponíveis para aplicação em municípios menores, segundo determinação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Essas doses ficam armazenadas nos hospitais de referência das microrregiões, como é o caso do Hospital Casa de Caridade de Carangola (HCCC), que disponibiliza os soros para os moradores dos municípios de Carangola, Caiana, Caparaó, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Orizânia, Pedra Bonita, Pedra Dourada, São Francisco do Glória e Tombos.

A secretária reforçou que a menina foi atendida em tempo hábil em Divino, seguindo os padrões estabelecidos para casos de acidentes com animais peçonhentos e que o caso está sendo investigado.

Nota da Secretaria Municipal de Saúde de Divino

“A avó da criança entrou em contato com o SAMU pelo 192 pensando ser o Pronto Atendimento Municipal (PAM) e com a Polícia Militar pelo número 190 (8h) o qual ligou para o PAM. Imediatamente, a ambulância seguiu até o local, encontrando com a polícia que estava levando a criança para o atendimento. Ela deu entrada no PAM as 8h30, foi medicada e transferida em seguida para a Casa de Caridade de Carangola, hospital esse, referência em acidente por animais peçonhentos, onde ficam os soros, uma vez que a regional não manda os soros para municípios de pequeno porte, como no caso Divino. A menina chegou lá as 9:28h acompanhada pelo médico do pronto-socorro de Divino, o qual passou todo o quadro da criança, deixando a mesma sobre os cuidados da equipe do pronto-socorro da Casa de Caridade. A vigilância sanitária orienta a todos ao cuidado com seus quintais, casas entre outros, afim de evitar acidentes.”

Por: Click Carangola | Com informações da Assessoria e G1.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *