REDAÇÃO – O horário de verão terminou nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. À zero hora deste domingo (18) o relógio teve que ser atrasado em uma hora.
O horário de verão estava em vigor desde o dia 15 de outubro do ano passado, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica entre as 18h e as 21h nas três regiões.
Segundo balanço do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), com essa providência, em 2016, o Brasil economizou R$147,5 milhões.
No fim do ano passado, o governo federal sinalizou para a possibilidade de abolir o horário de verão, por não haver consenso quanto à relação com a economia de energia elétrica. Apesar disso, acabou apenas abreviando o período 2018/2019 em duas semanas, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para facilitar a apuração dos votos das eleições, pois o então presidente do órgão, ministro Gilmar Mendes, argumentou que essa alteração facilitaria, entre os estados com fusos horários diferentes, o alinhamento de ritmo na apuração dos votos das eleições. Com isso, o horário de verão de 2018 passará a ser adotado no primeiro domingo de novembro.
Por: Click Carangola