Copa 2014 pode consolidar Minas como rota turística internacional

A Copa do Mundo FIFA 2014 é uma grande oportunidade para consolidar várias regiões de Minas Gerais como rota turística internacional. Essa foi uma das avaliações feitas na primeira reunião do Conselho Gestor das Copas, realizada recentemente na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O encontro, presidido pelo governador em exercício Alberto Pinto Coelho, teve o objetivo de fazer um balanço do que está sendo feito em todo o Estado para receber a principal competição de futebol mundial e traçar os planos para o futuro.

Segundo estudo apresentado pelo secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, no último mundial, na África do Sul, 83% dos turistas fizeram o chamado “turismo adicional”, visitando pelo menos mais quatro cidades além dos locais em que assistiram os jogos da competição. A média de gasto por pessoa foi de R$ 11,4 mil.

“Vamos preparar os diversos roteiros em Minas e ofertá-los aos maiores operadores nacionais e internacionais, além de tratarmos da comunicação e promoção dos diversos destinos e roteiros”, diz o secretário, citando a Serra do Cipó, os parques estaduais, a rota das Grutas e as cidades históricas como circuitos de grande potencial turístico.

Segundo o secretário, as características das regiões turísticas em Minas podem ser bastante atrativas para quem visita o país. A África do Sul, por exemplo, recebeu em 2010 mais pessoas interessadas em turismo ecológico e de aventura do que nas praias. “Isso demonstra uma grande oportunidade para Minas trazer os turistas não só preocupados em curtir sol e praia”, destaca Agostinho Patrus.

O governo de Minas já tem mapeadas as principais melhorias a serem feitas em 22 destinos indutores do turismo mineiro visando atender ao crescimento da demanda do setor com a Copa do Mundo, com base em um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

“Em cima desses dados foi montado o nosso eixo de atuação: a sinalização turística, de acesso ou interpretativa, as estruturas de recepção aos turistas, que serão construídas ou melhoradas, e também a implantação de ferramentas tecnológicas de informação, além do trabalho de receptivo turístico”, detalha o secretário.

CTS

Uma das opções para as cidades do interior é se credenciar como Centro de Treinamentos de Seleções (CTS), local escolhido pelas equipes para a ambientação do país cerca de 20 dias antes do início do Mundial. Uma das prioridades para o governo de Minas é levar a Copa ao interior do estado. Faremos todos os esforços para hospedar em Minas Gerais o maior número possível de seleções”, diz o secretário Extraordinário para a Copa do Mundo, Sérgio Barroso.

Até agora, 19 cidades mineiras já se candidataram a ser CTS – Araxá, Caxambu, Caeté, Divinópolis, Extrema, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Lagoa Santa, Matias Barbosa, Montes Claros, Patos de Minas, Poços de Caldas, Sacramento, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia e Varginha.

O papel da Secopa é orientar essas cidades na condução da candidatura. O Governo de Minas acredita que uma cidade apta a receber uma seleção estará também preparada para receber turistas durante e após a Copa do Mundo da FIFA 2014.

Experiências de outros países mostram que o título de CTS atrai turistas, gera mais empregos, incrementa o turismo, fortalece a imagem da cidade e gera visibilidade mundial e também que  a simples preparação para atrair uma seleção deixa como legado melhorias na infraestrutura do município.

“Temos que interiorizar a Copa e internacionalizar Minas. Vamos promover a cultura e os produtos mineiros como queijo, café, cachaça e artesanato”, conclui Barroso.

Por: Click Carangola

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *