Jacaré de 1,70 metro capturado em açude na zona rural é atendido por veterinários e solto à natureza

MURIAÉ – Após ser capturado pelo Corpo de Bombeiros (CB 193), na zona rural de Miradouro-MG, o jacaré de 1,70 metro teve um final feliz.

Ele foi levado para o “Centro de Controle de Zoonoses” de Muriaé-MG e depois de passar por atendimento veterinário, foi solto novamente à natureza.

De acordo com o veterinário, Dr. Igor de Oliveira Orlando, responsável por avaliar o animal, o jacaré estava em ótimo estado de saúde. “O jacaré foi recebido no Centro de Controle de Zoonoses de Muriaé-MG, foi realizado a avaliação físico/clínica, onde foi constatado que estava com o escore corporal bom, com ausência de ferimento e ausência de patologias”, disse o veterinário.

Uma veterinária especialista em oftalmologia foi chamada para analisar as vistas do réptil. “Foi constado uma pequena catarata nos olhos, mas imatura, o que não atrapalha a visão do animal”, afirmou à veterinária Dra. Lívia Amaral.

A partir da avaliação dos veterinários em Muriaé-MG e a comunicação constante com os biólogos e toda a equipe do “Centro de Triagens de Animais Silvestres”, em Juiz de Fora-MG foi constatado que o animal por estar com ótima saúde poderia ser reintroduzido na natureza, em um local seguro e que a espécie consiga sobreviver.

Ainda segundo o veterinário, outros jacarés podem estar pela região, principalmente, próximos a rios. A recomendação, ao se deparar com o animal, é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (CB 193) ou a Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) e nunca tentar agredí-lo ou espantá-lo.

A soltura foi feita no final da manhã desta quinta-feira (19) pela Polícia Militar do Meio Ambiente (PMMA) sob o acompanhamento de um veterinário. O local onde o réptil foi solto não foi revelado para a proteção do animal, mas não oferece risco para outros animais e nem para seres humanos.

Confira as imagens e o vídeo:



Por: Click Carangola | Com informações da Rádio Muriaé.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *