Carangola, Divino e Espera Feliz têm desabrigados e desalojados após enchentes; confira os pontos de apoio e doações

REDAÇÃO – Após fortes chuvas atingirem as cidades de Carangola, Divino e Espera Feliz, na Zona da Mata, equipes do Corpo de Bombeiros (CB 193) e da Defesa Civil (199) trabalham na manhã deste sábado (20), na recuperação dos estragos causados pelas enchentes.

Nos três municípios, há pessoas desalojadas e desabrigadas. Em Carangola, o acesso até o Centro da cidade está comprometido e só é possível por barco.

Um helicóptero do Corpo de Bombeiros (CB 193) de Belo Horizonte realizou o resgate de moradores que estavam ilhados.

Os alagamentos ocorreram após um acúmulo de chuva atingir duas áreas – a bacia do Rio Carangola, que corta as cidades de Orizânia, Divino e Carangola e os municípios fluminenses de Porciúncula e Natividade; e a região de Alto Caparaó, que abrange Espera Feliz.

Com isso, os Rios Carangola e São João transbordaram. A estimativa dos órgão municipais é que, nas últimas 24 horas, os municípios da região registraram cerca de 100 milímetros de chuva acumulada. Veja abaixo a situação em casa cidade.

Carangola



O coordenador da Defesa Civil de Carangola, Alessandro Tolentino, afirmou que esta é a pior enchente registrada na cidade. Neste sábado (20), são pelo menos cinco famílias desabrigadas e 26 desalojadas, que estão abrigados em escolas e paróquias. A prefeitura decretou situação de emergência.

Na sexta-feira (19), o Rio Carangola transbordou e atingiu sete metros de altura. Já na manhã deste sábado, a Defesa Civil explicou que o nível da água já começou a abaixar. Entretanto, inúmeros pontos da cidade seguem completamente alagados e o acesso por carro não é possível em partes do Centro.

O acesso entre Carangola e Espera Feliz, através da BR-482, ficou interditado durante a madrugada porque a água passou por cima da estrada. Pela manhã, o nível começou a baixar e veículos já conseguem atravessar a rodovia.

Segundo o Corpo de Bombeiros (CB), os Bairros mais atingidos foram o Centro, Varginha de Baixo, e o Distrito de Lacerdinha, Triângulo e Santo Onofre. Militares de Juiz de Fora, Muriaé e Ubá também atuam na cidade.

Em Lacerdinha, uma casa desabou e uma família ficou presa nos fundos do imóvel, que não foi afetado. O barco para resgatar os moradores não suportou a correnteza e um helicóptero de Belo Horizonte ajudou os bombeiros a realizar o regaste desta família e de outras pessoas que ficaram ilhadas em Carangola.

O abastecimento de água foi interrompido por um provável rompimento na adutora e que impossibilita a chegada de água na Estação de Tratamento.

Segundo a Prefeitura, a manutenção está impossibilitada de ser executada neste momento por conta do alto volume de água no Rio Carangola e pede à população que economize ao máximo água, já que há possibilidade real de desabastecimento.

Pontos de apoio e doações

A prefeitura divulgou locais que funcionam como ponto de apoio para a população em risco e desabrigados, que podem procurar o atendimento da Equipe da Secretaria de Assistência Social:

  • Escola Estadual João Belo de Oliveira
  • Escola Municipal Antônio Marques
  • Escola Estadual do Santo Onofre
  • Escola Municipal Santa Luzia (Móveis)

A Defesa Civil atende pelos telefones 199, (32) 3741-6020 e (32) 998527946.

Divino

Em Divino, a prefeitura também decretou situação de emergência por causa das chuvas e a Defesa Civil informou neste sábado que está em alerta total por causa das enchentes.

São pelo menos 28 famílias desalojadas e o locais disponibilizados para abrigo são a Escola Pedro Ventura, no Bairro Cidade Nova e a Creche Municipal. O pátio da Igreja Matriz foi disponibilizado à população para guardar alimentos e pertences necessários.

Houve registro de deslizamentos de terra, queda de árvores e desabamento de imóveis. Na sexta-feira, uma mulher de 44 anos morreu soterrada após parte da casa dela desabar.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Hélio Rocha, um prédio foi interditado na manhã deste sábado por risco de desabamento. Oito famílias estão sendo retiradas do local.

Equipes de diversos setores da prefeitura estão trabalhando na limpeza e no atendimento aos moradores afetados pela enchente.

Espera Feliz

Em Espera Feliz, a prefeitura decretou estado de calamidade pública e calcula que na região de Alto Caparaó tenha chovido um acumulado de 140 milímetros. O Rio São João saiu da calha na sexta-feira e neste sábado já começou a abaixar.

A prefeitura informou que são 113 pessoas desalojadas e/ou desabrigadas na cidade e parte está no Educandário Sacramentino. A Defesa Civil afirmou que há pessoas com Covid-19 entre os desalojados e desabrigados e que estes moradores estão abrigados em uma outra escola, onde estão isolados e com assistência da Secretaria Municipal de Saúde.

Os Bairros João Clara e Patronato, considerados áreas de risco, foram evacuados. Equipes do Corpo de Bombeiros (CB 193) estão na cidade para realizar resgates de pessoas ilhadas e apoiar as ações da Defesa Civil.

A prefeitura explicou que apesar das fortes chuvas e diversos estragos materiais causados pela enchente, a situação é melhor do que no ano passado, quando a cidade também ficou alagada e chegou a registrar 1.500 desabrigados.

Duas pontes da cidade que estavam em reconstrução foram danificadas e a ponte na BR-482, um dos acessos mais utilizados para Carangola, cedeu parcialmente e foi interditada. O acesso principal para chegar em Espera Feliz, pelo Centro, está liberado.

A administração municipal reforçou que está seguindo o Plano de Contingenciamento contra Enchentes e que equipes estão nas ruas realizando a limpeza no Centro e depois nos bairros. Bombeiros também vão realizar vistorias em imóveis da cidade e em locais onde ocorreram deslizamentos de terra.

Doações

A prefeitura precisa de doações de roupas infantis, alimentos, cobertores, colchões e kits de higiene pessoal para os desabrigados e desalojados. As doações devem ser direcionados ao Poliesportivo. O número da Defesa Civil é (32) 3746-1306.

Previsão do tempo

As temperaturas sofrem uma leve queda durante este final de semana nas cidades da Zona da Mata e no Campo das Vertentes, de acordo com o climatologista Ruibran dos Reis, e a previsão é de chuvas intensas neste fim de semana.

Por: Click Carangola | Com informações G1.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *