Morador de Caparaó tem morte confirmada por Covid-19; vítima estava internada no HCCC

CAPARAÓ – Um morador de Caparaó – a cerca de 42 km de Carangola, morreu em decorrência de seu quadro de saúde agravado pelo novo coronavírus (Covid-19). A vítima estava internada no Hospital Casa de Caridade de Carangola (HCCC), maior centro de referência em saúde de toda a região.

A informação foi divulgada nas redes sociais da prefeitura daquela cidade nesta quarta-feira (20).

Segundo informações do departamento de vigilância em saúde local, trata-se de um paciente do sexo masculino, idoso (de 84 anos) e que já apresentava outras quatro condições clínicas, sendo que uma delas o levou a ser internado no HCCC há mais de um mês, onde permanecia desde então.

“Após o falecimento, a secretaria municipal de saúde foi informada que o paciente testou positivo para Covid-19 e que, ao que tudo indica, contraiu o vírus no próprio hospital, sendo constatado que essa doença agravou o quadro clínico da vítima, que, como dito, já sofria de outras enfermidades”, destacou a nota oficial.

A declaração de óbito aponta como “causas mortis” (causas da morte) todas as cinco condições clínicas pelas quais o paciente padeceu, dentre elas, o novo coronavírus.

A secretaria de saúde esclareceu que os familiares e contatos do paciente foram orientados e isolados temporariamente do convívio social. Eles são acompanhados pela equipe responsável.

No documento, a “Prefeitura de Caparaó presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos da vítima e reforça à população em geral sobre a necessidade de isolamento social, observância da etiqueta sanitária e o uso de máscaras de proteção em locais públicos”.

Dados da Região

Caparaó integra a Microrregião de Carangola. Segundo o boletim da Superintendência Regional de Saúde (SRS), são 99 casos confirmados até esta quarta-feira (20/05). Cinco óbitos foram atestados para Covid-19 e outros três estão sendo investigados. Doze mortes foram descartadas.

Os casos estão distribuídos da seguinte forma: São 64 na Microrregião de Carangola e 35 na Microrregião de Manhuaçu.

São 36 casos confirmados em Carangola; 18 em Manhuaçu; 13 em Espera Feliz; 08 em Tombos; 07 em Alto Jequitibá; 05 em Mutum; 03 em Fervedouro, Divino e Faria Lemos; 02 em Matipó. As cidades de São João do Manhuaçu, Lajinha, Santa Margarida, Pedra Dourada, Caparaó e Orizânia registraram 01 caso confirmado em cada.

Dos 99 casos, 57 pessoas são mulheres (58%) e 42 são homens (42%). 83% dos casos têm entre 20 e 59 anos.

Por: Click Carangola | Com informações da SRS e P. Caparaó.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *