O objetivo da iniciativa é informar sobre o perigo do vírus, que deve ser tratado com seriedade, pois pode provocar a morte. Em 2012, 47 pessoas morreram no estado após contaminação. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou duas mortes neste ano.
Imagens da campanha vão ser publicadas em jornais, murais e embalagens. As mensagens também serão divulgadas nas redes sociais.
A gripe é transmitida com muita facilidade por meio da tosse, do espirro e até mesmo da fala. Por isso, os principais cuidados são lavar as mãos e, ao tossir, usar a dobra do cotovelo ou um lenço descartável sobre a boca, ensina Márcia Cortez, diretora de vigilância epidemiológica da secretaria. Outra forma de prevenir é deixar janelas abertas, mesmo com frio e chuva. Ela ressalta ainda a importância de aplicar os cuidados em restaurantes.
Também é essencial procurar um médico ao apresentar sintomas de gripe. Nos postos de saúde, a vacina está disponível para idosos, gestantes e crianças de até dois anos, imunizando contra três diferentes tipos de vírus da gripe, incluindo o H1N1. Com informações do G1.
Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com