Em nova atualização, Carangola chega a mais de três mil desalojados após fortes chuvas

CARANGOLA – Após ter registrado fortes chuvas no último fim de semana, o município de Carangola-MG chegou a marca de 3.096 desalojados e 49 desabrigados nesta quarta-feira (24). A informação foi atualizada pela prefeitura após a secretaria municipal de assistência social finalizar a contagem.

Em nota, a administração informou que o abastecimento de água continua parcialmente interrompido e obras para a recuperação da adutora estão em andamento.

Atualmente, o município realiza o esquema de “rodízio” para a distribuição de água aos moradores e caminhões pipas são utilizados para auxiliar no serviço. Ainda não há uma data para o término dos trabalhos.

Ainda de acordo com o executivo, a Coordenaria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) segue na vistoria de imóveis em situação de risco, isolamentos e interdições nesta quarta-feira, juntamente com a ajuda do Corpo de Bombeiros (CB 193).

Ajuda

Para ajudar nos trabalhos, a prefeitura de Juiz de Fora informou na tarde desta quarta-feira que encaminhou três servidores da Defesa Civil da cidade para atuar em Carangola até esta sexta-feira (26). Os profissionais realizam vistorias e ajudam nas orientações técnicas que são repassadas para a população.

Conforme o subsecretário da Defesa Civil de Juiz de Fora, Luís Fernando Martins, é fundamental a união dos órgãos neste momento. “Como já vivenciamos situações parecidas aqui, sabemos que qualquer ajuda é muito bem-vinda. A gente sabe que ceder profissionais capacitados e que já atuaram em casos parecidos é essencial para agilizar a resposta à população”, finalizou.

Ainda em Juiz de Fora, a câmara municipal criou um ponto de arrecadação de água potável para cidades atingidas pelas chuvas na Zona da Mata. A campanha, realizada em parceria com o grupo Jovens Contra as Drogas (JCC), recebe doações de garrafas e galões de água a partir desta quarta-feira até às 13h do próximo sábado (27). O município de Muriaé também enviou uma caminhonete de água potável e um caminhão pipa de 20 toneladas para Carangola.

Nesta segunda-feira (23), o governador Romeu Zema (Novo) esteve em Carangola e informou que o “Estado vai dar todo apoio”.

Chuvas nas regiões

Além do município de Carangola, Divino, Espera Feliz, Orizânia, Tombos e Além Paraíba também foram atingidas pelas chuvas. Os alagamentos ocorreram após um acúmulo de chuva de mais de 100 milímetros atingir duas áreas na última sexta-feira (19) – a cabeceira do Rio Carangola, que corta as cidades de Orizânia, Divino, Carangola, Faria Lemos (zona rural), Tombos e os municípios fluminenses de Porciúncula e Natividade; e a região de Alto Caparaó, que abrange Espera Feliz e Manhuaçu, no Leste. As prefeituras de Carangola, Divino, Tombos e Além Paraíba decretaram situação de emergência e Espera Feliz decretou calamidade pública.

Por: Click Carangola | Com informações G1.

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *