Carangola está entre cidades que irão receber programa contra obesidade

Carangola está entre as 15 cidades da Zona da Mata que serão beneficiadas com a “Geração Saúde”, um programa da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, que visa promover a mudança de hábito e o aumento da prática de atividades físicas entre adolescentes com sobrepeso.

Até o momento, na Zona da Mata, estão cadastrados 2.125 jovens com sobrepeso e 802 já considerados obesos, segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) da Secretaria de Estado de Saúde.

Através do “Geração Saúde”, o Estado irá credenciar academias para a prática de exercícios, garantindo o acompanhamento pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Deverão ser investidos cerca de R$ 10 milhões para a implantação da iniciativa e os jovens participantes receberão orientação nutricional e de atividades físicas gratuitamente.

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças como diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares constituem um grave problema de saúde pública. O órgão aponta as doenças crônicas como as principais responsáveis pela mortalidade no mundo – cerca de 60% – e, nos últimos anos, representando as principais causas de óbito e incapacidade prematura.

Além de Carangola, também serão beneficiados, na Zona da Mata, os municípios de Astolfo Dutra, Bicas, Cataguases, Itamarati de Minas, Jequeri, Leopoldina, Manhuaçu, Manhumirim, Miraí, Muriaé, Pirapetinga, Ponte Nova, Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *