A partir de 2009 o Enem passou a ser um método de ingresso ao ensino superior, como certificação do ensino médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA), além, de critério para seleção de bolas no Programa Universidade para Todos (ProUni).
O exame foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A prova será aplicada as 13h (horário de Brasília).
O desejo do Ministério da Educação (MEC) em aplicar duas provas do Enem por ano deve ser realizado em 2013, segundo palavras da presidenta Dilma Rouseff. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), juntamente com as entidades que participam da organização do Enem, como o consórcio Cespe-Cesgranrio, está se preparando estruturalmente para possibilitar a realização dos dois exames sem complicações.
Uma das principais dificuldades em aplicar duas provas por ano é organizar um sistema que seja possível os participantes do Enem terem acesso às suas provas de redação. No Enem 2011, vários estudantes reclamaram da nota da redação e da impossibilidade de ver a prova ou entrar com recurso. A solução encontrada por alguns foi entrar na Justiça.
Segundo o MEC, o Enem 2012 possibilitará ao participante ver sua prova de redação através de um sistema pela internet. Isso será possível graças a um acordo firmado com Ministério Público Federal do Distrito Federal, no ano passado. No entanto, o Edital do Enem 2012 não irá permitir recorrer contra a nota da redação.
Por: Click Carangola | Sugestões de pauta: clickcarangola@gmail.com