Número de casos de jovens com Aids em MG chega a quase 180% entre 2007 e 2011

De acordo com a Secretaria de Saúde de Minas Gerais, o número de jovens com Aids no estado reduziu nos últimos cinco anos. De 2000 a 2006 foram 243 casos entre jovens de 13 a 19 anos,porém, de 2007 a 2011 foram 89 casos – número que é 179,7 % maior que o período anterior. Só o estado faz a separação dos dados por faixa etária. Em Uberlândia são contabilizados de 13 a 60 anos, mas a situação parece não ser diferente.

Saber o que é Aids e como se pega a doença muita gente até sabe. O problema é colocar em prática o conhecimento. Prova disso é que nos últimos cinco anos 653 casos da doença foram registrados em Uberlândia. Número que é ainda maior entre os adolescentes.

Na Fale, fundação sem fins lucrativos que abriga famílias, crianças e jovens com Aids, tem 65 adolescentes portadores do vírus HIV: 20% a mais que há cinco anos. De janeiro a julho deste ano 12 mil testes para HIV foram feitos na cidade. Só em um ambulatório no bairro Presidente Roosevelt são 120 exames por dia. O teste rápido, que dá o resultado em 30 minutos, movimenta o setor de saúde. De acordo com a coordenadora do local, Cláudia Spirandelli, a maioria é de jovens que falham na prevenção.

Adolescência desregrada adultos e filhos doentes. Mãe adotiva de uma menina de 16 anos com Aids, uma dona de casa soube que a filha herdou dos pais o vírus HIV e admite que conviver com o preconceito não é tarefa fácil.

Por: Click Carangola

» Envie notícias, sugestões, denúncias, críticas e pedidos para a nossa Redação – clickcarangola@gmail.com

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *