Soltura de lobo-guará no Caparaó mobiliza PM, Ibama e Projeto Cereias

No início do mês de outubro (01), um animal lobo-guará foi capturado por agricultor em uma propriedade rural no município de Presidente Kennedy através de armadilha e entregue a uma equipe do IBAMA de Cachoeiro de Itapemirim. Segundo o agricultor, o animal estava causando prejuízos “acabando com sua criação de galinhas”.

Segundo informações o animal era um macho adulto jovem, pesando cerca 25 quilos, apresentava pequenas escoriações por conta de seu comportamento arredio quando capturado. Nesta quinta-feira (27) o lobo-guará foi devolvido a natureza.

Durante o mês ele ficou no Projeto CEREIAS (Centro de Reintrodução de Animais Selvagens), no município de Aracruz – norte do Estado -, sob os cuidados de profissionais que preparavam o bicho para ser devolvido ao seu habita.

Após quase um mês de plenos cuidados e avaliação de veterinários e técnicos do CEREIAS, o animal foi transportado para a Região do Caparaó. O translado foi realizada em parceria entre a Polícia Militar Ambiental, o IBAMA e um biólogo do CEREIAS.

O tenente Roberto Martins, comandante da Polícia Militar Ambiental na Região do Caparaó, não quis informar o local exato da soltura por medida de segurança, visando a preservação do animal. Todavia, esclareceu que trata-se de um lugar que atende às necessidades de sobrevivência e procriação da espécie.

Click Carangola | O click certo na informação!

Deixe sua opnião

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *